A ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL EM ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR
Por: llilli • 12/2/2016 • Trabalho acadêmico • 1.303 Palavras (6 Páginas) • 1.480 Visualizações
UNIVERSIDADE POTIGUAR
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MARTA MORAIS DE AZEVEDO
A ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL EM ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR
SÃO PAULO-SP
OUTUBRO 2015
Escrituração Contábil Em Entidades do Terceiro Setor
Livros contábeis obrigatórios
A entidade do terceiro setor deverá escriturar e manter os livros contábeis obrigatórios o livro diário e o livro razão.
Livro diário
O livro diário evidenciará em ordem cronológica de realização dos eventos contábeis todos os registros contábeis.
Livro razão
O livro razão evidenciará em ordem cronológica a realização dos eventos contábeis referente aos registros contábeis da mesma espécie.
Livro auxiliares
Os livros auxiliares são aqueles que contribuem para a eficácia dos controles contábeis das entidades, destacam-se: o livro registro das contas a receber, livro de registro de conts a pagar, livro de registro de estoque e livro de registro dos bens do imobilizado.
Livro de registro das contas a receber
Esse livro evidencia todos os recebíveis com clientes em ordem cronológica de realização.
Livro de registro de contas a pagar
Livro evidencia todas as obrigações com fornecedores em ordem cronológica e realização.
LIVRO REGISTRO DE ESTOQUE
Esse livro evidencia todas as entradas e saídas do almoxarifado da entidade em ordem cronológica de realização.
Livro de registro dos bens do imobilizado
.
No cadastro dos bens adquiridos deve-se indicar a taxa de depreciação do bem para que o sistema de contabilidade realize os cálculos inerentes á taxa de depreciação dos ativos;nessa proposta, recomenda-se a utilização da depreciação pelo método linear.
Sistemas contábeis
O registro contábil será efetuado em dois sistemas contábeis, ou seja, no sistema orçamentário e no sistema financeiro-patrimonial
Sistemas orçamentário
Um modelo de contabilidade para as entidades do terceiro setor exige a adoção de um sistema orçamentária, dado que orçamento representa uma peça vital para a gestão das atividades e projetos da entidade.
O sistema orçamentário é composto por dois subgrupos: Receita orçamentária e despesas orçamentária.
Grupos da receita orçamentária no terceiro setor
Os grupos de receitas que figuram nos orçamentos de entidades do terceiro setor (fundações,associações,partidos políticos e organizações religiosas) são estruturados, normalmente, em dois grupos denominados: receitas próprias e receitas de doações e contribuições:
- Receitas próprias;
- Receitas de doações e contribuições;
- Receita de subvenções
- Receita de parcerias:
- Receitas de projetos de geração de recursos
Grupos de despesa orçamentária no terceiro setor
Entende-se que as entidades do terceiro setor devem suas despesas no orçamento anual, em pelo menos cinco grupos que são:
- Administração da causa
- Administração executiva:
- Administração da captação de recursos
- Reservas para contingências
- Sistema financeiro-patrimonial
Diferentemente do modelo tradicional, o sistema orçamentário exige que a entidade na apuração de resultado patrimonial do exercício apresente os respectivos impactos da execução do orçamento, em dois grupos:
- As variações patrimoniais ativas;
- As variações patrimoniais passivas.
Registro contábil do sistema financeiro-patrimonial
O Processo contábil, no sistema-financeiro, inicia a partir do balanço patrimonial do exercício anterior, que tem como base o saldo da contas do exercício passado ou a partir do balanço e abertura.
Registro da abertura do exercício
Para a exemplificação do modelo proposto de contabilidade para as entidades do terceiro setor será utilizada uma entidades fictícia, em que as contas do ativo, do passivo e do patrimônio líquido serão abertas a partir dos saldos constantes no balanço patrimonial.
Registro da depreciação do ativo imobilizado
Nesse evento registra-se o valor referente ás despesas de depreciação dos bens móveis e imóveis, sem emissão de NAD, por se tratar de despesa independente da execução orçamentária.
Registro da amortização intangível
Neste evento registra-se o valor referente ás despesas de amortização do intangível, sem emissão de NAD,por se tratar de despesa independente da execução orçamentária.
Registro da baixa de bens depreciados
A baixa de bens depreciados, e que não tenham valor venal, será por absolescência, com base no livro registro de bens do ativo imobilizado; será procedida á baixa do respectivo bem.
Apuração de resultado na baixa do ativo
Na baixa de bens, tomam-se por base os valores registrados no livro de registro de bem do ativo imobilizado e o registro contábil.
Registro da receita de venda de bens
Nesse evento, registra-se o valor da receita de venda do bem do ativo imobilizado e, em seguida, será procedido o registro da baixa do bem.
Registro da incorporação da despesa do intangível
Nesse evento, registra-se o valor referente á incorporação de despesa de formação do intangível. Assim, deve-se registrar a despesa no sistema orçamentário via NAD, e registra a anulação do efeito diminutivo no resultado do exercício atual, via mutação patrimonial ativa, incorporando o referido valor na respectiva conta contábil no intangível.
Registro da amortização do intangível
Nesse evento, registra-se o valor referente á amortização de despesa diferida, ou seja, aquelas que foram executadas em exercícios anteriores e devem impactar o resultado do exercício atual.
Registro de pagamento de obrigações do passivo circulante
Nesse evento, registra o valor referente ao pagamento de despesa originária de NAD e ou de despesas resultantes de retenções ou consignações.
Registro contábil da receita no sistema orçamentário
As contas do sistema orçamentário são abertas de acordo com a receita prevista no orçamento do projeto e ou da atividade administrativa da entidade para o exercício que se inicia.
...