A Estrutura Contábil
Por: Daiane Goncalves • 11/7/2018 • Seminário • 4.188 Palavras (17 Páginas) • 209 Visualizações
A estrutura contábil das empresas
Daiane Pereira Gonçalves
Larissa Gonçalves Garcia
Tatiane de Fátima Ferraz Gonçalves
Natasha Young Buesa
Resumo
O presente trabalho abordou e a estrutura contábil nas empresas, com foco na empresa CBA. O objetivo geral foi analisar como está estruturado o departamento contábil da empresa e quais as suas funções. Foram utilizados como métodos de pesquisa a exploratória, a qualitativa, a bibliográfica e a documental. Conclui-se que por ser uma empresa de grande porte, possui um setor próprio, e chega até agregar alguns setores ao contábil para obter um melhor controle das informações.
Palavras-chave: Contabilidade, Departamento, Estrutura.
1 - Introdução
A contabilidade é parte fundamental e indispensável à gestão dos negócios empresariais, e cabe aos profissionais da área auxiliar os gestores da empresa no processo de tomada de decisões.
Portanto, através de uma pesquisa documental, será explicado o modelo de departamento contábil, da empresa Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) a fim de conhecer as funções desse departamento dentro da empresa.
Então, justifica-se este trabalho para apresentar de maneira detalhada, a estrutura contábil em uma empresa e suas funções para todos aqueles que tiverem interessem em conhecer melhor essa informação.
A pergunta a ser respondida será: Como se estrutura um departamento contábil dentro de uma empresa e quais as suas funções?
O objetivo geral é analisar como está estruturado o departamento contábil da empresa CBA e quais são suas funções. O objetivo específico será, através da pesquisa documental, mostrar e explicar a estrutura contábil dessa empresa a fim de atingir o objetivo geral.
Será utilizado o método de pesquisa exploratória o qual Gil (2002), define que tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com o intuito de torná-lo mais explícito, a pesquisa qualitativa que para Minayo (2003), é o caminho a ser seguido, o conjunto de técnicas adotadas para se edificar um fato. E a pesquisa bibliográfica que é a classificação de toda bibliografia já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita, segundo as autoras Lakatos e Marconi (1991), assim como a pesquisa documental que é a pesquisa a qual seu material não sofreu um filtro analítico e que ainda pode sofrer algumas alterações(LOPES, 2006).
No primeiro capítulo será abordado o conceito de contabilidade, sua história, seu objeto, seu objetivo, sua função e campo de atuação, seus usuários e como é estruturado o departamento contábil das empresas. O segundo capítulo, utilizando-se da pesquisa documental, trará a estrutura contábil de uma empresa e suas funções.
2 - Desenvolvimento
2.1 - Conceitos
Ao falar sobre contabilidade deve-se de antemão entender o que é a contabilidade, para isso o presente trabalho abordará, nesse primeiro capítulo a etimologia da palavra contabilidade e alguns conceitos de contabilidade.
Ao estudar a etimologia da palavra, encontram-se variadas posições sobre sua real origem, dentre elas que: “a contabilidade tem origem no francês – Comptabilité – obrigação de dar contas, com a ideia de responsabilidade.” (MENDES, 2012, p.1.). Já Moisés (2017), diz que a contabilidade deriva do termo contábil do latim Computabilis, que quer dizer, somar e calcular. Segundo a autora seria a combinação de ‘com’ (junto) mais ‘putare’(estimar, imaginar um resultado).
Por fim os estudos Sá (2009) apontam que a origem da palavra se deu na Península Ibérica, cerca de meio milênio atrás.Os contabilistas da época possuíam uma denominação específica que era PA-DUB-DAR, para os contadores superiores e DUB-SAR, para os escriturários ou técnicos em registros. Conforme visto, não há de fato provas sobre qual definição está correta devido à falta de registros concretos, porém historiadores acreditam que a real origem seria a Ibérica.
Apresentado o significado da palavra contabilidade, o trabalho irá, a partir de agora, abordar alguns de seus conceitos, segundo doutrinadores apontados ao longo da pesquisa.
De acordo com Bächtold (2011, p.162)
A contabilidade é uma Ciência social que, através da execução de serviços técnicos, controla, organiza, estuda e avalia o patrimônio de uma entidade (física ou jurídica) permanente[...] Compete à contabilidade registrar os fatos administrativos e produzir informações que possibilitem ao administrador planejar e controlar suas ações, para traçar os objetivos da entidade.
Já para Lenza (2011, p.35)
A contabilidade é uma Ciência social que estuda o patrimônio de uma entidade econômico administrativa, pessoa física ou jurídica, com o objetivo de obter registros classificados e sintetizados dos fenômenos que afetam a sua situação patrimonial e financeira.
Já em 1924, o primeiro Congresso Brasileiro de contabilidade, trazia uma definição mais específica e objetiva sobre o assunto, apontando que: “A contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativas à administração econômica.” (conceito oficial formulado no primeiro Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado no Rio de Janeiro,em 1924) (TESSARI, 2013).
Portanto, conforme apontado nas definições pautadas anteriormente, pode-se dizer que a contabilidade é então uma ciência que estuda e pratica suas funções através de fatos contábeis que as entidades produzem em um determinado período.
Para melhor entendimento sobre a contabilidade, o trabalho abordará a seguir, sua história, como e de onde supostamente surgiu essa ciência, e sua evolução ao longo dos anos.
2.2 - História da Contabilidade
Segundo historiadores, a contabilidade chega a ser tão antiga quanto a humanidade, apontando até que ela pode ter surgido antes mesmo da própria escrita. (Bachtold,2011)
A primeira ideia de contabilizar os bens, segundo Almeida (2017), surgiu nos povos antigos, até mesmo em registros bíblicos, onde pastores tinham a necessidade de contabilizar seus rebanhos. Porem era um método diferente do conhecido na atualidade, os pastores se utilizavam de pedras ou outros objetos para contabilizar
...