A Gestão de risco e seguro- UVA
Por: patysuco • 19/11/2021 • Trabalho acadêmico • 329 Palavras (2 Páginas) • 73 Visualizações
A previdência complementar é um investimento para quem busca acumular um patrimônio em longo prazo. Geralmente, o contratante adquire o produto com o propósito de comprar algum bem ou para utilizar como previdência complementar em sua aposentadoria.
Logo, é importante saber o propósito do contratante pois apesar de serem regulamentados pela SUSEP eles também podem ser bem diferentes referente às suas maneiras de trabalho.
Pois, a previdência PGBL (Plano gerador de benefício livre) é classificada como uma previdência complementar. Enquanto, a VGBL ( Vida gerador de benefício livre) é classificada como um seguro pessoal.
Sendo assim, a tributação deles funciona de maneira diferente. Se tornando um dos pilares principais que apresenta suas diferenças.
Pois, a previdência PGBL permite a restituição do IR, mas o valor é calculado baseado no valor depositado e rendimento. Enquanto, a previdência VGBL o valor calculado baseado apenas no rendimento. Porém, não permite a restituição do IR.
PGBL é ideal para quem é optante pela declaração de ajuste anual com o formulário completo.
“A declaração completa é mais vantajosa para quem apresenta gastos com educação e saúde, do próprio contribuinte ou dos dependentes, além de contribuir para previdência privada, por exemplo. Esse modelo permite detalhar todos esses gastos extras e, consequentemente, restituí-los.”
A vantagem é que os rendimentos serão sobre o valor que seria pago ao IR e com isso aumentará a sua rentabilidade até o fim do período.
Sem esquecer também, que o PGBL é recomendado para quem está disposto a contribuir com até 12% da sua renda anual. Logo, investir mais que 12% não é recomendado
VGBL é ideal para quem permanece com o modelo simplificado de IR.
“Modelo Simplificado, o contribuinte substitui todas as deduções legais da declaração no modelo completo pelo desconto simplificado de 20% dos rendimentos tributáveis na declaração, com um limite que é variável anualmente, sem a necessidade de comprovação dos desembolsos deduzidos.”
Além disso, os investimentos não possuem limites de contribuição. Sendo possível, investir mais de 12% anual e obter benefícios com isso.
FONTES:
https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2021/02/4909240-imposto-de-renda-2020-declaracao-simples-ou-completa--saiba-a-diferenca.html
https://www.onze.com.br/blog/previdencia-complementar-aberta/
https://www.euqueroinvestir.com/previdencia-privada-pgbl-vgbl/
...