A Governança Corporativa
Por: mbclima • 24/9/2018 • Relatório de pesquisa • 714 Palavras (3 Páginas) • 157 Visualizações
UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVAS DE BARBACENA
[pic 1]
ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL
GORVENANÇA CORPORATIVA
BARBACENA
2018
Governança Corporativa
Bernardo Paolucci Fernandes
Débora Luiza Moises de Paula
Felipe Henrique Rosa
Mariane Neto
Mateus Bianchetti Coelho Lima
Trabalho avaliativo semestral de Ética e Legislação Profissional apresentado a Sra. Fabiane Vicentini Puiati da Cosa, professora da referida disciplina na instituição de ensino acima descrita, tendo como objetivo, apresentar a pesquisa sobre o tema abordado com competência e excelência, buscando atingir a aprovação.
BARBACENA
2018
Governança
Conceitua-se como o exercício da autoridade, controle administração e poder de governo em uma organização.
Governança Corporativa
A governança corporativa nasce da necessidade de equilibrar os órgãos que foram criado através da complexidade da gestão e da administração da empresa.
Conceitua-se como sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo as praticas que relaciona os acionistas, o conselho de administração, diretoria, conselho fiscal, auditoria independente e outras partes interessadas, com o objetivo de otimizar o desempenho da empresa e facilitar o acesso aos recursos.
Em sua essência, a Governança Corporativa tem como principal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas, criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos como de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas.
A boa governança corporativa convertem princípios básicos. São eles, transparência, equidade, prestação de conta e responsabilidade corporativa, onde estes por vez, tem a finalidade em si, de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão, sua longevidade e o bem comum.
Princípios
Transparência - todos atos das administração deve ser transparente a todos acionistas e todas as partes interessadas;
Equidade - todos devem ser tratado da mesma forma;
Prestação de contas - todas atividades da administração devem ser objeto de uma prestação de conta periódica, seja ela financeira, social e ambiental.
Responsabilidade corporativa – Responsabilidade que a organização possui perante o ecossistema que a mesma esta incluída.
Na organização o sistema de decisão pode ser representado de um lado pelas decisões de execução ao encargo da diretoria e de outro pelas decisões de controle e monitoramento ao encargo do conselho de administração.
A organização possui uma hierarquia formal onde decisões de níveis hierárquicos inferiores são acompanhada pelos níveis superiores em toda extensão da empresa, dificultando assim decisões tomada por parte de agentes afim de beneficiar a si próprio. Essa hierarquia se fortalece com adoção de sistemas de orçamento e contabilidade que restringem e especificam critérios de desempenho e recompensas.
O Caso Barings a fraude
Nesse caso ocorre a discursão em relação a familiaridade com situação de conflitos de agência, compreensão de problemas relacionados a ausência de boa governança, habilidade de identificação de mecanismos de governança corporativa capazes de evitar a situação-problema vivenciada e a capacidade de implementar as soluções para os problemas identificados.
...