A Governança Corporativa
Por: unicorniorafa • 11/10/2019 • Dissertação • 514 Palavras (3 Páginas) • 181 Visualizações
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
RAFAELA HIDALGO ABENZA AGUIAR DOS SANTOS
RGM: 11172501032
GOVERNANÇA CORPORATIVA
MOGI DAS CRUZES
SP
Governança Corporativa: A fragmentação dos processos gerenciais
Hoje em dia é comum muitas empresas em seu processo de expansão perderem o controle sobre seus processos e fluxos de informação, devido a nova complexidade desse modelo organizacional a governança corporativa torna-se uma importante aliada, pois impede que essas empresas saiam do controle e ajuda na ordem e na manutenção da gestão administrativa.
A governança corporativa é um sistema de gestão integrado que fragmenta os processos gerenciais para garantir a segurança e o controle das relações dos stakeholders, ela garante o alinhamento dos procedimentos internos e exigências dos agentes de governança.
Ainda a respeito da conceituação de Governança Corporativa, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, diz que: é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre os Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.
Esse método tem como alicerce quatro princípios:
- Transparência: Esse princípio tem como objetivo deixar acessível todas as informações, além das financeiras, disponíveis para os curiosos sobre a empresa.
- Equidade: Compreende na equidade no tratamento igualitário de todos os agentes envolvidos na governança da empresa. Todos devem cumprir suas obrigações e terem seus direitos garantidos.
- Prestação de contas: Tem como objetivo definir que todas as decisões tomadas pelo grupo administrativo são de responsabilidades dos mesmos, as consequências positivas e negativas das decisões tomadas devem ser assumidas integralmente e todas devem estra de acordo com a lei e com os interesses da empresa.
- Responsabilidade Corporativa: É o princípio que envolve a responsabilidade em relação aos resultados financeiros, exige dos agentes a utilização ponderada do capital da empresa.
Além dos princípios existem os pilares que sustentam a organização dividindo em grupos todos os agentes de governança:
- Sócios – Aplicadores de Capital.
- Conselho da Administração – Grupo responsável pela intermediação entre os interesses dos sócios e agentes de governança, esses agentes criam estratégias de aplicação de capital.
- Diretoria Executiva – Responsável pela gestão da organização e coordenação da Diretoria, são aqueles que executam as decisões tomadas pelo conselho da administração e prestam conta dos resultados.
- Auditoria Independente – É o órgão que faz a auditoria dos relatórios e demonstrações contábeis, analisando a realidade da empresa e os registros. Apontando erros de escrituração.
- Conselho Fiscal – Tem como objetivo fiscalizar se as decisões tomadas pelos administradores estão de acordo com a regulamentação.
- Conduto e Conflito de Interesses – É o pilar que promove a supervisão dos demais pilares, por não estar envolvido com o processo de lucratividade é responsável pela ética organizacional.
Assim sendo, sabemos que todos esses aspectos são capazes de organizar os processos gerencias e monitorar a efetividade e legitimidades dos mesmos, tonando assim uma empresa mais atrativa e eficiente, estabelecida no mercado e disponível para novas oportunidades.
REFERENCIAS
ARRUDA. Giovana; MADRUGA. Sergio; FREITAS. Ney. A governança corporativa e a teoria da agência em consonância com a controladoria. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/index.php/reaufsm/article/viewFile/570/430> Acesso em: 29/09/2019.
...