A IMPORTANTE AÇÃO EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
Por: ADAVILSON • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.346 Palavras (14 Páginas) • 220 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 A CONTROLADORIA DESTACA-SE EM QUAL IMPORTANTE AÇÃO EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?
3 A CONTROLADORIA BUSCANDO MINIMIZAR O CUSTO DE UMA EMPRESA, PODERÁ REALIZAR AQUISIÇÕES DE NOVAS EMPRESAS E NOVOS INVESTIMENTOS?
4 A CONTROLADORIA EM UMA CISÃO OBTERÁ QUAL FUNÇÃO?.....................7
5 O PROCEDIMENTO ADOTADO PARA ELABORAÇÃO DO BALANÇO CONSOLIDADO APÓS O PROCESSO DE INCORPORAÇÃO É UMA PRÁTICA DE ELISÃO OU EVASÃO FISCAL?...................................................................................9
6 ESTUDO DE CASO ................................................................................................9
7 PARECER DO AUDITOR EXPRESSANDO SUA OPINIÃO SOBRE A DEMONSTRAÇÃO CONTABIL (BALANÇO PATRIMONIAL) APÓS INCORPORAÇÃO .....................................................................................................11
8 BALANÇO AJUSTADO APÓS INCORPORAÇÃO
9 PARECER SOBRE BALANÇO PATRIMONIAL AJUSTADO APÓS INCORPORAÇÃO......................................................................................................12
10 CONCLUSÃO .......................................................................................................14
REFERENCIAS .........................................................................................................15
- INTRODUÇÃO
Este trabalho vem mostrar a importância da controladoria e suas ferramentas de gestão para uma empresa, e até onde estas podem influenciar na estratégia, planejamento e tomada de decisão da mesma. O controle é peça fundamental para a administração podendo auxiliar na tomada de decisões e no dia-a-dia em suas atividades. Há muito se fala em globalização e na crescente competitividade que as empresas do setor privado vêm sofrendo, e diante deste cenário é cada vez mais importante ter um eficaz controle dentro da organização de maneira que todas as atividades realizadas possam ser constantemente monitoradas e otimizadas, tendo como base principal a redução de custos, e aumento dos benefícios e lucro para a organização.
Analisando as dificuldades da empresa com relação aos controles e planejamentos, este trabalho mostrará como a Controladoria e seus instrumentos podem ser úteis à gestão e trazer melhorias e maior competitividade para as organizações.
- A CONTROLADORIA DESTACA-SE EM QUAL IMPORTANTE AÇÃO EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?
O planejamento tributário de uma organização é de vital importância para sua manutenção e existência. Atualmente em nosso país existem vários tipos de obrigatoriedade de tributos, resultando em uma alta carga tributária e influenciando significativamente no resultado econômico das empresas. Diante de um mercado cada vez mais competitivo as empresas devem buscar uma gestão tributária eficaz que evite o pagamento indevido de tributos, multas e contingências, apresentando soluções seguras e legais para a redução da carga tributária, objetivando uma busca continua por benefícios, organização e planejamento a logo prazo. Uma empresa que opta pelo planejamento tributário facilita também um melhor planejamento de proteção do patrimônio.
Para Mosimann e Fisch (1999, p. 118)
A controladoria, como órgão administrativo da empresa, por meio de seu gestor, cabe coordenar e participar da escolha da melhor alternativa, no que tange a aspectos econômicos, no processo de planejamento global, de modo a garantir a eficácia da empresa.
A controladoria e o departamento responsável por projetar, elaborar, formatar e controlar as informações operacionais financeiras e contábeis, organizando e reportando as informações para a tomada de decisão, mantendo constantemente forte monitoramento sobre os controles das diversas atividades, no qual com certeza influencia nas decisões dos gestores. Seu principal objetivo é o estudo e prática das funções de planejamento, controle de registro e divulgação dos fenômenos da administração econômica e financeira em geral. Uma empresa que possui uma eficaz controladoria sabe a qualquer instante as origens de cada ingresso de recurso, o destino de cada item de saída, se as receitas e despesas estão dentro dos valores e também limites esperados, quaisquer desvios nestes parâmetros serão de rápido conhecimento dos gestores. No entanto pode se dizer que a principal função da controladoria e controlar, conhecer e acompanhar o plano de negocio, sempre controlando e analisando os sistemas operacionais, medir constantemente a eficiência dos objetivos do negocio, proteger os ativos da organização, reduzir os custos, analisar possíveis causas de desvio e sugerir solução para o problema.
Neste contexto pode se dizer que a controladoria é de suma importância para o planejamento estratégico em todas as decisões de uma organização, pois esta traz consigo vários benefícios para a empresa, tais como, visão integrada, informações confiáveis, análises precisas, aplicações imediata das decisões corporativas. Na área tributária a escolha da melhor alternativa está ligada diretamente aos processos que envolvem o planejamento tributário e a gestão tributária eficaz. Sendo assim, a controladoria deve coordenar a redução da carga tributária por meio das diversas alternativas existentes, tais como: planejamento tributário, incentivos e benefícios fiscais concedidos e o conhecimento profundo da legislação tributária vigente. A preocupação da controladoria com a eficácia organizacional está contribuindo para uma busca eficiente das práticas tributárias que fazem parte das atividades de determinada organização.
...