TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Imobilizado tangível e depreciável

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 3

IMOBILIZADO TANGÍVEL DEPRECIÁVEL

O imobilizado tangível é o direito que tem por objetos bens corpóreos, possui grande importância dentro da empresa, pois é através dele que é feita a manutenção das atividades da companhia. Neste grupo estão inclusos terrenos, edifícios, equipamentos, instrumentos e ferramentas, moveis e utensílios, moldes, veículos etc.

Para classificar como imobilizado tangível é necessário que o bem se enquadre em duas características: possibilidade de ser utilizado nas operações normais da empresa e possuir um ciclo de capacidade de longa duração.

Para Hendriksen um imobilizado tangível deve possuir cinco características fundamentais:

  1. Os ativos representam bens tangíveis mantidos para facilitar a produção de outros bens ou para prover serviços para a empresa ou para seus clientes no curso normal das operações.
  2. Todos têm vida limitada, no final da qual precisam ser abandonados ou substituídos. Esta vida pode consistir em um número previsto de anos, determinado pelo desgaste causado pelos elementos, ou pode ser variável, dependendo da utilização e da manutenção.
  3. O valor dos ativos considerados deriva da habilidade de obrigar a exclusão de outras entidades ou pessoas para a obtenção dos direitos legais de propriedade a seu uso, mais do que da força ou disposições de contratos.
  4. São não monetários, por natureza; os benefícios são recebidos por meio do uso ou venda de seus serviços e não da sua conversão em quantidades conhecidas de dinheiro.
  5. Em geral, os serviços devem ser recebidos durante um período mais longo do que um ano, embora possa haver algumas exceções.

O que incluir no custo de incorporação inicial

Ativos adquiridos

O custo inicial precisa incluir:

  1. Fretes.
  2. Taxas alfandegárias, se for o caso.
  3. Outras taxas e impostos.
  4. Custos de manuseio e estocagem, prévios à incorporação.
  5. Custos de instalação na base física de operação.
  6. Todos os demais gastos necessários para colocar o ativo em condições de utilização.

Ao adquirir um ativo podem surgir diversos problemas na hora de ser feita sua contabilização. Um dos problemas identificados por Hendriksen e Most é quando se adquiri um terreno para a construção de um edifico, mas nele contém um outro edifício, o custo desse ativo deveria incluir o custo da demolição e remoção dos escombros do antigo edifício.

Outro problema que surge é a compra de vários ativos ao mesmo tempo por um preço total, sem especificar o valor unitário dos bens. Há duas soluções normalmente utilizadas para identificar o valor especifico de cada bem. 1. Alocar o custo total aos ativos individuais na proporção dos valores estimativos de cada um; ou 2. Proporção dos valores contábeis do dono anterior.

Imobilizados construídos pela entidade

Nesse tópico o problema que surge é o dos custos indiretos comuns ao ativo que está sendo fabricado e à produção normal. Mão de obra e custos de materiais não representam problemas e podem ser alocados diretamente. No que se refere aos custos indiretos existem várias formas de tratá-los:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com