A Importância do Controle Interno na Organização
Por: tatagels • 7/12/2020 • Trabalho acadêmico • 1.147 Palavras (5 Páginas) • 224 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO NA ORGANIZAÇÃO
Bruna Mueller Santos Gustavo Nogacz Jhônatan de Jesus Priscila Mello Batschauer Prof. Jonas
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Administração(ADG1102/1) – Seminário Interdisciplinar I 20/11/17
RESUMO
Este paper tem como objetivo enfatizar a importância do controle interno nas organizações, seus métodos e procedimentos padrões que levam a minimizar os gastos e falhas e maximizar as produções, junto com uma análise de dados (completa) de todo funcionamento da organização sendo possível prever situações futuras.
Palavras-chave: Controle interno. Organizações. Análise de dados.
INTRODUÇÃO
O controle interno representa para uma organização o conjunto de diversos procedimentos, métodos ou rotinas para que possa produzir dados confiáveis para ajudar a administração da empresa na condição dos diversos fatores existentes rotineiramente, como, estimular colaboradores, a procura de desperdícios e erros, prevenção de fraudes, verificar de autenticidade dos informes a relatórios contábeis, financeiros e operacionais, com o intuito de obter um controle sobre todos os aspectos vitais da organização.
De acordo com Franco e Marra (1992, p. 207), controle interno é “todos os instrumentos da organização destinados à vigilância administrativa que permitem prevê, observar, dirigir ou governar os acontecimentos que se verificam dentro da empresa e que produzem reflexos em seu patrimônio”.1
[pic 1]
1 FRANCO, Hilário; MARRA, Ernesto. Auditoria Contábil. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1992. p. 207.
Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar/verificar a importância do controle interno nas organizações, conceituar o controle interno, exemplificar os objetivos do controle interno e suas finalidades, analisar como a prática do controle interno pode contribuir para um melhor desenvolvimento das organizações.
DESENVOLVIMENTO
O controle interno é um sistema que utiliza de diversos métodos e procedimentos para obter um melhor controle e dados confiáveis para as organizações. De acordo com Crepaldi (2013, p. 472) o controle interno pode ser definido como:
O sistema de uma empresa, que compreende o plano de organização, os deveres e responsabilidades e todos os métodos e medidas adotados na empresa para salvaguardar seus ativos, verificar a exatidão e fidelidade dos dados contábeis, desenvolver a eficiência nas operações e estimular o seguimento das políticas administrativas prescritas.2
Toda empresa procura proteger seus ativos de eventuais roubos, perdas, uso indiscriminado ou danos morais. Para se obter essa proteção é necessária uma revisão periódica e constante dos controles.
A estrutura de um sistema de controle interno deve estar sempre atenta na identificação imediata dos fatores internos e externos que possam refletir sobre os negócios da empresa, e como podem afetar as operações, a lucratividade, os ativos e passivos e o futuro da empresa.
Com esse sistema de controle a administração terá melhores condições de decidir e aumentar as perspectivas de desenvolvimento de negócios da empresa, de uma maneira mais rápida e segura.
O controle interno pode ser dividido em dois tipos: o controle contábil e o controle administrativo. O controle contábil utiliza de procedimentos para salvaguardar o patrimônio e a propriedade dos itens que o compõem, o controle administrativo utiliza de métodos e procedimentos de maior eficácia nas operações, com ênfase na política de negócios da empresa e seus registros financeiros.
[pic 2]
2 PORTAL DA EDUCAÇÃO. Conceito de Controle Interno. Disponível em:< https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/conceito-decontrole-interno/24097 >. Acesso em: 08 de dez. de 2017.
Segundo Crepaldi (2008, p. 65) a importância do controle interno pode ser definida da seguinte forma: “[...] é de fundamental importância a utilização de um controle adequado sobre cada sistema operacional, pois dessa maneira atingem-se os resultados mais favoráveis com menores desperdícios”.3
É evidente a importância de um sistema de controle interno como formas de proteção para uma empresa.
O controle interno tem como objetivo padronizar procedimentos com o intuito de evitar desperdícios e fraudes, assim aumentando o crescimento da empresa e possibilitando os lucros.
Oliveira e D’Ávila (2002, p.84), afirma que o objetivo do controle interno é:
Verificar e assegurar os cumprimentos, às políticas e normas da companhia, incluindo o código de éticas nas relações comerciais e profissionais; obter informações adequadas, confiáveis, de qualidade e em tempo hábil, que sejam realmente úteis para as tomadas de decisões; prevenir erros e fraudes. Em caso de ocorrência dos mesmos. Possibilitar a descoberta o mais rápido possível. Determinar sua extensão e atribuições de corretas responsabilidades; registrar adequadamente as diversas operações, de modo a assegurar a eficiente utilização dos recursos da empresa; assegurar a eficiente utilização dos recursos da empresa; assegurar o processamento correto das transações da empresa. Bem como a efetiva autorização de todos os gastos incorridos no período.4
Em regra geral, o controle interno possui quatro objetivos básicos, são eles: salvaguardar os interesses da empresa que se refere à proteção do patrimônio contra quaisquer perdas ou riscos devido às irregularidades, a precisão e confiabilidade de informes e relatórios contábeis, financeiros e operacionais que compreende a geração de informações adequadas, oportunas e necessárias para compreender e administrar os eventos realizados na empresa, o estimulo a eficiência operacional que promove os meios necessários a condução das tarefas, para obter o atendimento, a aplicação e ação tempestiva e uniforme, e, por fim, a aderência ás políticas existentes que está relacionado com a qual a maneira a empresa busca assegurar que os desejos, sejam adequadamente seguidos pelo pessoal.
...