A Lei de Laboti
Por: Marco Cardoso • 8/3/2021 • Trabalho acadêmico • 682 Palavras (3 Páginas) • 132 Visualizações
11ºF - Tarefa de aula síncrona, 26 fevereiro
1. Observe atentamente o gráfico referente às despesas da PAC.
[pic 1]
10 9 = Mil milhões de euros
1.1 Descreva a evolução das despesas da PAC.
1.2 Compare essa evolução, com a da PAC em % das despesas da UE.
1.3 Apresente uma razão justificativa dessa evolução.
1.4 A agricultura portuguesa beneficiou com o processo de integração de Portugal na UE, mas deparou-se com alguns constrangimentos.
Comente a afirmação, apresentando apenas, um benefício e um constrangimento, para a agricultura portuguesa com a integração na UE.
2. O texto que se segue aborda, de uma forma sintética, os grandes problemas do mundo rural.
"O frágil equilíbrio entre o espaço urbano e o espaço rural está em perigo. Cada vez mais, as zonas rurais são incapazes de manter o nível de atividade económica necessário a manutenção do dinamismo das comunidades locais. Estas comunidades sofrem com o declínio do sector agrícola, com a existência de infraestruturas deficientes, com o problema do despovoamento, com a existência de serviços inadequados comparativamente às zonas urbanas."
In "O Mundo Rural", Comissão das Comunidades Europeia
Considere a seguinte lista de fatores:
a) Reconversão de culturas b) Pluriatividade
c) Indústria de tecnologia avançada d) Turismo de qualidade
e) Aproveitamento de recursos endógenos f) Serviços de hierarquia superior
g) Programas de educação e formação h) Aptidão dos solos
i) Vias de comunicação e transportes j) Emparcelamento
2.1. Transcreva, de entre os conjuntos de fatores que se seguem, aquele que inclui as estratégias mais adequadas para estimular o desenvolvimento das áreas rurais.
(b + c + e + f + j)
(a + d + f + g + j)
(b + d + e + g + i)
(c + e + f + h + j)
3. Observe atentamente a figura.[pic 2]
3.1 Equacione as potencialidades da agricultura portuguesa nesta forma de produção.
4. Leia atentamente:
Turismo rural, âncora de desenvolvimento dos territórios
O turismo rural é um setor pleno de potencialidades, capaz de contribuir (como ator e indutor) para o processo de desenvolvimento sustentado dos territórios rurais, abrangendo as dimensões económica, social e ambiental, criando e captando valor nos territórios rurais a partir de uma série de recursos e de atividades. Depois de uma caminhada desde os finais da década de 1970, em que a oferta se foi diversificando e se consolidaram diversas formas de turismo rural, surgem variadas experiências e bons exemplos de novas abordagens, de base territorial, em que a oferta turística em meio rural surge organizada em produtos integrados e diferenciados. Neste processo, salientamos o papel dos Programas de Iniciativa Comunitária LEADER e, mais tarde, a integração da abordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural, que ao identificarem o Turismo Rural como âncora do desenvolvimento dos territórios, contribuíram para a dinamização deste setor.
...