A METODOLOGIA DA PESQUISA
Por: Sandro Eduardo • 3/9/2018 • Trabalho acadêmico • 351 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CHAMILY BRICIO FERNANDES - 2014202770
SANDRO EDUARDO DIAS DA SILVA JÚNIOR - 2014202755
METODOLOGIA DE PESQUISA
VITÓRIA
2015
· Qual o tema escolhido?
Analise da gestão tributaria nas empresas, sobretudo vinculada á seguridade social – INSS. De maneira a relacionar os direitos sociais relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
· Qual modo que deseja abordar o tema, e qual será sua população e amostra?
O estudo tem como objetivo geral analisar o processo de gestão da Previdência Social no Brasil, propõe-se fazer uma analise voltada aos tributos direcionados a arrecadação de recursos (taxas, impostos e contribuição de melhorias), para áreas de interesse público, e evidenciar a importância da Previdência Social, tais como benefícios concedidos pelo INSS – Instituto Nacional do Seguro Social.
Para coleta de dados, utilizaremos em especial o site para consulta da Previdência Social.
· Qual questão deseja responder?
Qual a importância social do direito tributário, seguridade social, e quais as garantias de renda devidas aos contribuintes?
· Faça uma breve revisão do tema escolhido.
Pode-se definir Direito Tributário como ramo do Direito Público que lida com as leis que regulam a arrecadação de tributos, bem como a fiscalização dos mesmos. De acordo com o Código Tributário Nacional, em seu artigo 5o, são tributos os impostos, taxas e contribuições de melhoria. É de suma importância para o equilíbrio da constante tensão entre o direito de propriedade do contribuinte e o dever do Estado de arrecadar tributos e cumprir seus deveres com os cidadãos.
A Previdência Social faz parte da Seguridade Social. A Constituição de 1988 dotou esse termo para se referir a um conjunto de ações e serviços, de responsabilidade dos poderes públicos, que visa garantir à população bem-estar e justiça social.Além de contribuir de forma eficaz para a melhoria do bem estar social, a Previdência Social adquire uma inesperada importância econômica para a maioria dos municípios brasileiros, pelo efeito multiplicador dos recursos injetados na economia através do pagamento dos benefícios previdenciários.
Referencia:
http://www.oeconomista.com.br/a-importancia-economica-da-previdencia-social-brasileira/
...