A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Por: Taynara Silva • 5/11/2017 • Trabalho acadêmico • 817 Palavras (4 Páginas) • 426 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS - UEMG
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Questões levantadas com base no filme Ilha das flores (Jorge Furtado) e o texto "(Repensando nosso olhar sobre as relações entre sociedade e natureza)" de Isabel Cristina.
BIANCA VITÓRIA FERREIRA DOS SANTOS
MARCELO NOGUEIRA DE FARIA
TAYNARA NUNES DA SILVA
TEREZA CRISTINA ALVES DE JESUS
ABAETÉ
2017
1. POR QUAIS AMBIENTES O TOMATE CULTIVADO PELO SR SUZUKI FEZ SEU TRAJETO ATE O FINAL DO FILME?APRESENTE-OS PORMENORIZADAMENTE.
O filme ILHA DAS FLORES aborda a trajetória dos tomates, desde o cultivo até o consumo.
Ele é cultivado por um ser humano, que possui polegar opositor e o tele encéfalo altamente desenvolvido, diferenciando dos demais mamíferos.
O tomate acompanhado, que é uma fruta, é cultivado numa fazenda em Belém Novo, município do Rio Grande do Sul, extremo sul do Brasil, onde o senhor Suzuki, que é japonês. Os japoneses se distinguem dos demais seres humanos pelos seus nomes característicos, pelos formatos dos olhos e cabelos pretos.
Depois o tomate vai para o supermercado, onde a dona Anete, que roca os seus perfumes por dinheiro, e o dinheiro por tomates, que serão utilizados para fazer o molho colocado na carne de porco, servido no almoço para a sua família, e que, por um descuido, havia escolhido um inapropriado para o consumo, ele o joga no lixo.
Ao descartar os resíduos desnecessários obtidos em sua residência, a equipe da coleta seletiva, que não seleciona nada, recolhe.
Este é levados para o deposito de lixo, cujo terreno do Senhor donos dos porcos, que recebe o nome de ILHAS DA FLORES, que além de utilizar sua terra para colocar os resíduos recolhidos, cria porcos, aumentando seus lucros.
O Senhor dono do porco seleciona os alimentos apropriados para o consumo de seus porcos e o restante e despejado em um espaço aberto, onde mulheres e crianças organizam filas, pois é permitida a entrada de apenas 10 por vez com o tempo de 5 minutos já estipulado.
O tomate, que era pra acompanhar a carne de porco, servida pela dona Anete no almoço, não serviu para o porco e, um ser humano com um polegar opositor e um tele encéfalo altamente desenvolvido, o selecionou e então ele volta para um novo lar situado na ILHA DAS FLORES, que por sinal não possui flores, e alimentara uma nova família com o lixo descartado pela dona Anete e que também não servida para o consumo dos porcos.
“O que coloca os seres humanos da ILHA DAS FLORES depois dos porcos na prioridade de escolha dos alimentos e o fato de não terem dinheiro nem dono.” (FLORES das ilhas, 35mm, 12min,cor,1989.)
2. QUAL A RELAÇÃO DO FILME COM O CONCEITO SOCIOAMBIENTAL APRESENTADO POR ISABEL CRISTINA MOURA CARVALHO?
O filme descreve a trajetória de tomates que saem da plantação, vão para a residência de uma família. Um desses tomates, que está estragado, vai para a coleta de lixo e é despejado em um lixão juntamente à outros vegetais, verduras, legumes e outros resíduos.
Os menos danificados são dados aos porcos e os mais estragados são despejados em uma área e estes são recolhidos pelas mulheres e crianças que vivem na ILHA DAS FLORES, causando um problema socioambiental, pois envolve o lado biológico, cultural e social.
...