A VISÃO DO EMPREENDEDOR MADEIREIRO SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Por: Emelyn Rodrigues • 10/9/2018 • Artigo • 4.057 Palavras (17 Páginas) • 245 Visualizações
A VISÃO DO EMPREENDEDOR MADEIREIRO SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL[1]
Amanda da Silveira Pucci
Bruna Simões Laureano
Emelyn de Souza Rodrigues
Guilherme Gonçalves Bastos
Heloisa Bez Antunes
Lara Beatriz Viana Corrêa
Rui Esmeraldino Neto[2]
Resumo: Por meio deste estudo busca-se mostrar a visão do empreendedor madeireiro proprietário de uma empresa de pequeno porte que atua no ramo da indústria e comércio de madeiras, localizada no município de Pedras Grandes/SC, sobre o desenvolvimento sustentável, e a importância dos processos de produção, distribuição e consumo, além da influência da oferta e demanda na formação do preço de mercado. Por meio de pesquisas feitas, apresentamos conclusões que mostram que o desenvolvimento sustentável é um pequeno passo que resulta na melhora do estado financeiro das empresas e na evolução ou não degradação do mundo. Nos dias de hoje está mais do que comprovado que as empresas que trabalham a partir de um conceito de sustentabilidade conseguem resultados muito mais significativos diante da concorrência, principalmente os fornecedores de madeira.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho mostra-se essencial para a boa formação do aluno, ao considerar que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidade investigativa de análise e dos potenciais produtivos das empresas. Tem como objetivo colocar o acadêmico em contato com o mundo empresarial, desenvolvendo tomadas de iniciativas para a resolução de problemas correntes no ambiente organizacional, e complementar de uma forma prática os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, sendo essencial para inserção do acadêmico no mundo empresarial, além de propiciar a empresa maior reflexão sobre desenvolvimento sustentável, e sobre as decisões para se obter mais vantagens competitivas.
Como objetivo geral tem-se identificar se a empresa Madeireira Antunes adota estratégias de desenvolvimento sustentável em suas operações para ter vantagens competitivas em seu negócio. Para tanto elegeu como objetivos específicos conhecer os conceitos basilares da microeconomia, ampliar competências em relação ao desenvolvimento sustentável e a economia em geral, estabelecer relações, comparações e consequências entre os agentes econômicos com a empresa Madeireira Antunes, analisar as diferentes realidades empresariais, refletindo sobre suas influências na sustentabilidade do mundo e do mercado e divulgar os resultados da pesquisa com os agentes envolvidos: Empresa e Universidade.
Para o desenvolvimento do trabalho foram realizadas pesquisas em livros e na internet para buscar informações de autores influentes nas áreas de conhecimento do presente artigo acadêmico, na coleta dos dados foram utilizados como instrumentos o questionário e a entrevista, que foram aplicados diretamente na empresa, juntamente com o proprietário e com a responsável pelo auxílio administrativo da empresa.
Tem-se como tema de pesquisa a visão do empreendedor madeireiro sobre desenvolvimento sustentável. Diante desse contexto tem-se o seguinte problema de pesquisa “Como a empresa aplica estratégias de Desenvolvimento sustentável em suas operações para ter vantagens competitivas?”.
O artigo está estruturado em cinco seções iniciando com esta introdução. Na sequência, tem-se o referencial teórico onde se tem a visão dos autores sobre Economia, Microeconomia e Desenvolvimento Sustentável. Após tem-se a apresentação da empresa e a análise e discussão dos dados coletados. Por fim, conclusão, referências e anexos.
2 METODOLOGIA
Foi utilizado para este estudo o método de abordagem dedutivo, que parte de premissas maiores para se chegar a uma conclusão lógica (WALLIMAN; NICHOLAS, 2014, p. 18). Nesta pesquisa, foram utilizados os referenciais teóricos para serem aplicados na análise empresarial. O método de procedimento utilizado classifica-se como comparativo, que consiste em investigar coisas ou fatos e explicá-los segundo suas semelhanças e suas diferenças (FACHIN; ODÍLIA, 2005, p. 40). A técnica de investigação utilizada foi a de questionário, em que o investigador submete o investigado a um conjunto de perguntas, a fim de obter dados relevantes para a investigação (GIL, ANTONIO CARLOS, 2008, p. 121).
Buscou-se, com estas entrevistas, adquirir informações sobre a empresa citada. A pesquisa pode ser classificada como descritiva, que visa descrever as características de determinada população ou o estabelecimento. Pesquisa explicativa, sendo objetiva, identifica os fatores que envolvem o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática (GIL, 1991). Pesquisa de levantamento que envolve questionamento direto das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.
A pesquisa é de caráter qualitativo, se utilizando de valores não numéricos para se chegar, através da análise, a uma conclusão lógica (WALLIMAN; NICHOLAS, 2014, p. 125). Foi escolhida, para esta pesquisa, a empresa do ramo madeireiro, que produz madeiras para empresas de diversos setores, de portes de tamanho diferentes. A empresa que analisada, Madeireira Antunes, é, respectivamente, de pequeno porte.
Para a elaboração deste artigo primeiramente, foram realizadas, pesquisas na madeireira para obter o conhecimento necessário a fim de melhor abordar o tema em questão. Subsequentemente com os dados fornecidos pelos administradores foram destacadas as diferenças e semelhanças no processo decisório da empresa.
3 REFERENCIAL TEÓRICO
A economia estuda os processos de produção, distribuição e consumo de bens materiais, obtendo controle para evitar desperdícios em qualquer serviço ou atividade. Envolve a noção de como as sociedades utilizam os recursos para produção de bens com valor e a forma como é feita a distribuição desses bens entre os indivíduos (EBAH, 2006).
A satisfação de necessidades materiais como roupas, alimentos e habitação de uma sociedade obriga seus membros a se ocuparem de determinadas atividades produtivas. Por participação dessas atividades, produzem os bens e serviços de que necessitam, e que posteriormente se distribuem para seu consumo entre os membros da sociedade (DANTAS; IVALDO, p. 2).
A economia estuda a maneira como se administram os recursos escassos, com o objetivo de produzir bens e serviços e distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade (TROSTER; MOCHÓN, 2002, p. 5).
...