ADEQUAÇÃO DA DEPRECIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO POR MEIO DO TESTE DE IMPAIRMENT EM UMA COOPERATIVA DO VALE DO TAQUARI
Por: Lilib • 22/2/2018 • Monografia • 11.193 Palavras (45 Páginas) • 382 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ADEQUAÇÃO DA DEPRECIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO POR MEIO DO TESTE DE IMPAIRMENT EM UMA COOPERATIVA DO VALE DO TAQUARI
Lilian Cristiane Brönstrup
Lajeado, junho de 2015
Lilian Cristiane Brönstrup[pic 1]
ADEQUAÇÃO DA DEPRECIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO POR MEIO DO TESTE DE IMPAIRMENT EM UMA COOPERATIVA DO VALE DO TAQUARI
Monografia apresentada na disciplina de Estágio Supervisionado Pesquisa Aplicada, do Curso de Ciências Contábeis, do Centro Universitário UNIVATES, como parte da exigência para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.
O teu trabalho ainda não é uma monografia então sugiro este texto: (ou teu professor te orientou diferente?)
Projeto de Monografia apresentado na disciplina de Estágio Supervisionado Pesquisa Aplicada, do Curso de Ciências Contábeis, do Centro Universitário UNIVATES, para complementação de nota. Claudete, podes deixar assim como fiz
Orientador: Valmor Kappler
Lajeado, junho de 2015
[pic 2]
FIGURAS
Ainda vou fazer
[pic 3]
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
CPC Comitê de Pronunciamentos Contábeis
CVM Comissão de Valores Imobiliários
CFC Conselho Federal de Contabilidade
IAS International Accouting Standards- Normas Contábeis Internacionais
IASB International Accouting Standards Board- Conselho de Normas Contábeis Internacional
ICPC Interpretação Comitê de Pronunciamento Contábil
IFRS International Financial Reporting Standard
FASB Financial Accouting Standards Boards - Conselho de Normas Contábeis e Financeiras
LALUR Livro de Apuração do Lucro Real
NBC TG Normas Brasileiras de Contabilidade
RTT Regime Tributário de Transição
SFAS Statementsof Financial Accounting Standards
SUMÁRIO[pic 4]
Lilian... o teu trabalho formatei conforme uma monografia de final de curso... porém, este trabalho é um projeto de monografia, neste caso as normas para formatação são diferentes (os títulos são contínuos e outras coisas mais)... conversei com a tua colega Franciele, sobre isto e ela comentou que o professor quer que já formate conforme uma monografia e não um projeto. No teu caso também formatei como uma monografia. Pode ser/????? Isso mesmo é as mesmas regras que pra ela, monografia.
1 INTRODUÇÃO
A Convergência da Legislação Brasileira às Normas Internacionais de Contabilidade pode ser considerada hoje um dos assuntos mais discutidos da área contábil, em função das inovações e modificações para o cenário brasileiro. No Brasil, as leis nº 11.638/07, nº 11.941/09 e nº 12.973/14 alteraram a legislação societária no que concerne à apresentação das demonstrações contábeis, visando a convergência às normas internacionais de contabilidade. Dessa forma, é a partir de 2010 que as empresas estão obrigadas a adequarem suas demonstrações individuais com os Pronunciamentos Técnicos - emitidos pelo CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) e aprovados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) - tornados obrigatórios pela Resolução CFC nº 1.110/07, que estão em consonância com as normas internacionais de contabilidade.
Dentre os “CPC’s” destaca-se o CPC 01 (Redução ao valor recuperável de ativos) que normatiza a obrigatoriedade da realização do impairment test que trata do teste de recuperabilidade de ativos. Essa norma pretende garantir que os ativos de longo prazo da entidade não estejam registrados nas demonstrações por valor superior àquele que possa ser recuperado pelo seu uso ou alienação. O pronunciamento técnico CPC 27, que tem como objetivo estabelecer o tratamento contábil para os ativos imobilizados, e em relação a esses definir a contabilização correta do reconhecimento, a determinação de seus valores contábeis e os valores de depreciação e perdas por desvalorização.
O ativo imobilizado na contabilidade das empresas brasileiras está exposto à corrosão inflacionária desde 1996, e a gestão patrimonial é fortemente influenciada pela intervenção da receita federal na maneira que impõe as taxas de depreciação.
Dentre as novas obrigações emitidas pela lei nº 11.638/07, nº 11.941/09 e nº 12.973/14 estão as novas regras de controle do ativo imobilizado, com a implantação das depreciações econômicas, distintas das depreciações fiscais; ou seja, a depreciação pela vida útil econômica do bem ao invés da vida útil determinada pela legislação fiscal. Dessa forma, há na gestão do imobilizado a busca de uma depreciação gerencial adequada a cada tipo de negócio. Proporcionando assim, com o advento das IFRS (International Financial Reporting Standards), e através dos CPC 01 e 27, a possibilidades da aplicação do teste de impairment.
Deste modo, no presente estudo apresenta-se uma aplicação do teste de impairment em uma empresa do setor comercial que demonstra a forma correta de depreciar o imobilizado, através do ajuste de vida útil e adequação dos valores das unidades geradoras de caixa.
1.1 Tema
Adequação do sistema de depreciação e ajuste a valor recuperável das unidades geradoras de caixa através da aplicação do teste de recuperabilidade de ativos, o impairment test.
1.1.1 Delimitação
Aplicação do teste de impairment, tomando por base a posição do imobilizado em 31/12/2014 na unidade 22 (Filial 22) da Cooperativa Certel Desenvolvimento.
...