APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Por: AVPAIVA • 29/8/2015 • Trabalho acadêmico • 37.141 Palavras (149 Páginas) • 197 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
MANAUS
2014
APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CONTABILIDADE PÚBLICA
Atividades Práticas Supervisionadas – Trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 5º/6° Semestre do curso Ciências Contábil da Universidade Paulista, sob a orientação dos professores do semestre.
MANAUS
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Campo de atuação
Subsistemas de Informações Orçamentárias
Subsistemas de Informações Patrimoniais
Subsistema de compensação
Considerações
Abrangência
Balanços e Consolidações
Conceito de balanço
TABELAS
Balanço patrimonial
Ativo circulante
Ativo não circulante
Passivo Circulante
Passivo não circulante
Patrimônio Líquido
12.1.6 Demonstração das variações patrimoniais
Tabela 12.9 demonstração das variações patrimoniais
12.1.7 Demonstração de controle devedores e credores
PLANO DE CONTAS SIMPLIFICADO
07.02.01.02 CLASSIFICAÇÃO POR NATUREZA DA RECEITA
07.02.01.03 CLASSIFICAÇÃO POR NATUREZA DA DESPESA
– LANÇAMENTOS CONTÁBEIS TÍPICOS DO SETOR PÚBLICO 1. PREVISÃO DA RECEITA
BALANCETE CONTÁBIL
DETALHAMENTO DAS CONTAS ORÇAMENTÁRIAS E DE DISPONIBILIDADE
BALANÇO ORÇAMENTÁRIO
COMENTÁRIOS SOBRE A ELABORAÇÃO DO BALANÇO ORÇAMENTÁRIO
DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS
COMENTÁRIOS SOBRE A ELABORAÇÃO DA DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES
BALANÇO PATRIMONIAL
COMENTÁRIOS SOBRE A ELABORAÇÃO DO BALANÇO PATRIMONIAL
COMENTÁRIOS SOBRE A ELABORAÇÃO DO DEMONSTRATIVO DO SUPERÁVIT
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXOS
FORMULÁRIO DE COMPOSIÇÃO DA EQUIPE
APÊNDICE A – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PREVISTAS
APÊNDICE B – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES REALIZADAS
FICHA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - APS
INTRODUÇÃO
No trabalho iremos enfatizar a Contabilidade Pública com suas demonstrações contábeis de forma a demonstrar através dos aspectos teóricos e práticos seus conteúdos, suas aplicações. Para que possamos obter um conhecimento mais conciso e objetivo. Vejam a seguir tais assuntos elencados: Balanço patrimonial (BP); Balanço Orçamentário (BO) e as Demonstrações das Variações Patrimoniais.
As demonstrações contábeis ou financeiras são exigidas pela lei das Sociedades Anônimas, pelo CFC, pela CVM e pelo Regulamento do imposto de Renda. Entretanto, esses órgãos ou legislações não exigem as mesmas demonstrações.
A obrigatoriedade de elaboração está associada também ao formato jurídico de constituição da Entidade, se sociedade anônima ou limitada e, ainda, ao porte da empresa, isto é, micro, pequena, média ou grande empresa.
No ramo da contabilidade publica acrescentasse os Princípios Orçamentários sendo eles; a Legalidade, Universalidade, Periodicidade, Exclusividade, Orçamento Bruto, Publicidade, Equilíbrio, Não Afetação da Receita, Especificidade e a Unidade.
As duas formas contábeis também são diferenciadas pela legislação, a Lei nº 4.320/64 trata do setor publico enquanto a Lei nº 6.404/76 trata do setor privado. Tendo que o registro da contabilidade privada é feito por Fatos Administrativos que é negócio realizado pela administração que modifique o patrimônio da empresa, em termos de qualidade ou quantidade. No ramo publico é realizada por Atos e fatos Administrativos.
O Regime de Escrituração Contábil, na contabilidade publica é regido pelo Regime Misto, sendo ele; Regime de Caixa para as receitas e Regime de Competência para as despesas. Enquanto na privada é usado o Regime de Competência tanto para as receitas quanto para as despesas. Os Resultados demonstrados por Superávit ou déficit de gestão são utilizados na contabilidade publica o Lucro ou prejuízo do Exercício é demonstrado na privada.
Demonstrações Financeiras como o Balanço Orçamentário; Balanço Financeiro; Demonstração das Variações Patrimoniais e Balanço Patrimonial são efetuados pelo setor publico o Balanço Patrimonial; DRE; DOAR; DLPA e DMPL é pelo setor privado
Tendo também como diferenças os Sistemas de escrituração, sendo 4 (quatro) sistemas independentes na contabilidade publica o sistema Orçamentário, Balanço Financeiro, Sistema Financeiro Sistema Patrimonial e Sistema de Compensação, enquanto a contabilidade privada é regida por um só sistema onde são registradas as contas patrimoniais e de resultado.
...