APS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Por: Leandro Augusto • 18/5/2019 • Trabalho acadêmico • 5.747 Palavras (23 Páginas) • 188 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO TEÓRICA E CONCEITUAL DA ESCOLA CLÁSSICA DE ADMINISTRAÇÃO NA EMPRESA RESTAURANTE E CACHAÇARIA BARNABÉ LTDA
SÃO PAULO
2018
Anderson Russi dos Santos D827553
Clayton Souza Silva RA D6184D9
Leandro Augusto da Silva Costa RA D686ED8
Rafael Oliveira Teixeira RA 827545
Suellen Pamela Rodrigues Carvalho RA D7027I2
Vanessa Pontes de Lima RA D7059E3
William Alexandre S. da Silva RA N2668C9
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO- RESTAURANTE E CACHAÇARIA BARNABÉ LTDA
Atividade Práticas Supervisionadas – APS –Restaurante e Cachaçaria Barnabé LTDA – Trabalho apresentado como exigência para avaliação do 2º semestre 2018 do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista sob orientação do professor Luiz Carlos
SÃO PAULO
2018
Introdução
Atividades Práticas Supervisionadas – APS –PIPA ll no 1º/2º semestres do curso de Ciências Contábeis. Trata-se de um trabalho semestral, extra classe e em equipes.
Como consta no Projeto Pedagógico do Curso as Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se e um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento de aprendizagem por meio da aplicação do conhecimento - adquirido em sala de aula – à realidade.
As Atividades Práticas Supervisionada visam a contribuir para desenvolver nos alunos as competências requeridas aos futuros Bacharéis a favorecer aos alunos um meio de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas do semestre letivo e da observação, descrição e análise de importantes temas e desafios presentes em uma empresa / organização em situação real.
Está Atividade Prática Supervisionada – APS –PIPA ll no 1º/2º semestres terá como disciplina base EPA (Evolução do Pensamento Administrativo) e a empresa será o Restaurante e Cachaçaria Barnabé LTDA - ME
Fundamentação Teórica
Teoria Cientifica da Administração.
Chiavenato (2003) explica que a escola de administração cientifica se baseia na ênfase colocada nas tarefas. A escola teve início no começo do século 19 pelo engenheiro Frederick W. Taylor e os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da administração são a observação e a mensuração a fim de aumentar a eficiência dentro da indústria.
Já Maximiliano (3ª Ed) explica que o estudo de Taylor transformou a eficiência num conjunto de princípios e técnicas, em essência, esses princípios e técnicas procuravam aumentar a eficiência do trabalhador industrial por meio da racionalização do trabalho. Para Amaru, as contribuições de Taylor contam-se entre as mais importantes da história das teorias e praticas de administração.
Chiavenato, diferente de Amaru, estende e abrange o assunto entre cada período de Taylor, os objetivos de sua teoria, a administração como ciência, que para Taylor a organização e a administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente e também explica sobre a racionalização do trabalho, que consiste em estudar as ações dos colaboradores da indústria para otimizar o tempo, produzir mais e obter mais rendimento de forma padrão.
Ambos dissertam sobre o fordismo e como esse estudo foi revolucionário para o setor de automóveis da época. Henry Ford iniciou sua vida como mecânico e projetou um modelo de carro em 1899 e fundou sua própria fábrica de automóveis, que logo foi fechada. Sem desanimar, em 1903 fundou a Ford Motor Co. com a ideia de popularizar um produto antes artesanal e destinado comente a pessoas ricas. Entre 1905 e 1910, Ford promoveu uma grande mudança no século XX, a produção em massa e em 1913 já produzia 800 carros por dia. Ford racionalizou a produção e proporcionou a linha de montagem que permitia a produção em série. Na produção em série, o produto é padronizado, bem como o maquinário, o material, a mão de obra e o desenho do produto, o que proporciona um custo mínimo.
Outro momento, dado como o mais importante por Amaru é o de Fayol e suas contribuições para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Fayol chegou a diretor geral de uma empresa de mineração em 1988. A empresa estava à beira da falência, porém em 1918, após Fayol se aposentar, a situação financeira era sólida. Esse resultado foi atribuído a seu sistema de administração, uma ideia que se dividia em três partes principais:
- A administração é uma função distinta das demais funções, como finanças, produção e distribuição;
- A administração é um processo de planejamento, organização, comando, coordenação e controle;
- O sistema de administração pode ser ensinado e aprendido.
Fayol foi pioneiro no reconhecimento de que a administração deveria ser vista como uma função separada das demais funções da empresa e o maior impacto dessa ideia estão na identificação do trabalho dos gerentes como distinto das operações técnicas da empresa. Ao apontar essa distinção, Fayol ajudou a tornar mais nítido o papel dos executivos.
Considerações Finais.
Chiavenato e Amaru dissertam de forma diferente sobre o assunto, Chiavenato além de abranger e dar mais detalhes sobre as teorias, da dicas sobre pontos importantes da teoria de Taylor e Ford, faz a separação dos períodos de estudo e da ênfase sobre a organização racional do trabalho, os métodos de estudo e a importância de cada um deles para a evolução da administração dentro das organizações e também faz críticas a mecanismos da administração cientifica.
Amaru é mais simples em sua escrita e mais direto, não se estende muito sobre o assunto, dando prioridade apenas as partes mais importantes das teorias, como elas se iniciaram, seus impactos, os resultados e os princípios de cada uma delas.
...