APS Contabilidade Publica
Por: luziaTeixeira • 29/5/2019 • Trabalho acadêmico • 8.635 Palavras (35 Páginas) • 341 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
APS- ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CONTABILIDADE PUBLICA E GOVERNAMENTAL – MUNICÍPIO DE TABOÃO DA SERRA
SÃO PAULO - SP
2017
CASSIANO DANTAS COSTA RA C57FAC -4
JESSICA DA SILVA NASCIMENTO RA: C75115-4
LUZIA MAURICIO TEIXEIRA RA C7287D-7
VICTOR HUGO NEVES VALENTE RA C494DI -1
PRÁTICAS CONTÁBEIS NO MUNICIPIO
DE TABOAO DA SERRA
Atividade Prática Supervisionada – APS, trabalho
apresentado como exigência para a avaliação do
5° e 6° semestre do Curso de Ciências Contábeis da
Universidade Paulista, sob orientação do
Professora Priscilla Silva Silvestrin.
SÃO PAULO - SP
2017
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- Histórico da Cidade
A história de Taboão da Serra começa por volta de 1910, quando um vilarejo chamado Vila Poá foi instalado nas margens dos córregos Poá e Pirajuçara. No início eram poucas casas, a maioria chácaras que se dedicavam à agricultura. Por ter localização privilegiada e clima ameno, muitas famílias começaram a se instalar em Taboão. No começo, a Vila Poá era longe de tudo, sem linhas de ônibus e para chegar até o centro da cidade era preciso ir a pé até o Butantã, de onde partia uma vez por dia uma jardineira. Com o passar dos anos e o crescimento populacional, o desejo de se emancipar e deixar de ser um subdistrito de Itapecerica da Serra aumentou e várias reuniões começaram a definir o rumo do que viria a ser Taboão da Serra. . A lei que criou o município de Taboão então foi ditada e aprovada na Assembleia em 1958 e promulgada pelo governador, sendo reeditada em 18/02/1959 e publicada em diário oficial em 19/02/1959. Portanto o município comemorava inicialmente a data de sua emancipação em 22/12/1958, posteriormente sendo alterada para 19/02.
- Fonte de maior exploração econômica
Atualmente a maior fonte de exploração econômica do município segundo estudos feitos pelo IBGE (Instituto brasileiro de geografia e estatística) e o portal da transparência do município de Taboão da Serra é gerada pela a arrecadação do ISSQN (Imposto sobre serviços de quaisquer naturezas).
- Cronograma
Essa Atividade Prática Supervisionada vai apresentar no desenvolvimento, os aspectos teóricos relevantes incluindo as formas de lançamento contábil, e ao final será feita uma conclusão comparando a Contabilidade Pública com a Contabilidade Empresarial. Por ultimo uma crítica acerca dos eventuais Demonstrativos Contábeis localizando as dificuldades do grupo
- Fundamentação teórica
- Disciplina aplicada: Contabilidade Pública e Governamental
- Disposições gerais
Esta Norma estabelece a conceituação, o objeto e o campo de aplicação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público.
- Definições
Para efeito desta Norma, entende-se por: Campo de Aplicação: espaço de atuação do Profissional de Contabilidade que demanda estudo, interpretação, identificação, mensuração, avaliação, registro, controle e evidenciação de fenômenos contábeis, decorrentes de variações patrimoniais em:
(a) entidades do setor público;
(b) ou de entidades que recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem recursos públicos, na execução de suas atividades, no tocante aos aspectos contábeis da prestação de contas. Entidade do Setor Público: órgãos, fundos e pessoas jurídicas de direito público ou que, possuindo personalidade jurídica de direito priva do, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores públicos, na execução de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contábil, as pessoas físicas que recebam subvenção, benefício, ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.268/09)
- Instrumentalização do Controle Social:
Compromisso fundado na ética profissional, que pressupõe o exercício cotidiano de fornecer informações que sejam compreensíveis e úteis aos cidadãos no desempenho de sua soberana atividade de controle do uso de recursos e patrimônio público pelos agentes públicos.
- Normas e Técnicas Próprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Público:
O conjunto das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, seus conceitos e procedimentos de avaliação e mensuração, registro e divulgação de demonstrações contábeis, aplicação de técnicas que decorrem da evolução científica da Contabilidade, bem como quaisquer procedimentos técnicos de controle contábil e prestação de contas previstos, que propiciem o controle social, além da observância das normas aplicáveis.
- Patrimônio Público:
O conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor 6 CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO público, que seja portador ou represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações.
- Projetos e ações de fins ideais:
Todos os esforços para movimentar e gerir recursos e patrimônio destinados a resolver problemas ou criar condições de promoção social.
...