AS OPERAÇÕES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL
Por: michele_smelo • 30/11/2017 • Trabalho acadêmico • 632 Palavras (3 Páginas) • 309 Visualizações
CPC 6 – OPERAÇÕES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL
DEFINIÇÃO:
É um contrato também conhecido como leasing, no qual a empresa adquire o bem, (ativo) exemplo: maquina. Com o direito de utilizá-lo por tempo acordar, e ao final deste contrato a empresa pode optar por comprar o bem ou renovar o contrato. É como se a empresa fizesse um aluguel.
PARTES:
ARRENDADORA – São as empresas de leasing bancos e financeiras, autorizadas pelo Banco do Brasil.
ARRENDARTARIA- A empresa que adquire o bem.
FORNECEDOR – É quem a empresa escolhe para fornecer o bem, no qual o bem só é retirado com ordem de comprar pela arrendadora.
BENS ARRENDADOS – Imóveis e móveis de produção nacional e estrangeira. Ex: veículos, maquinas, computadores, equipamentos, dentre outros de acordo com a necessidade da empresa.
MODALIDADES DE LEASING:
São ele, LEASISNG OPERACIONAL e LEASING FINANCEIRO, a diferença entre eles está ligada ao objetivo da empresa, no momento do contrato da operação.
LEASING OPERACIONAL - É a operação no qual a arrendatária a princípio não têm intenção de adquirir o bem ao termino do contrato. Já manutenção, assistência técnica ou serviços necessários para a funcionalidade do bem, podem ser de responsabilidade da arrendadora ou da arrendatária, conforme contrato.
LEASING FINANCEIRO – É a operação no qual a arrendatária têm intenção de adquirir o bem ao termino do contrato, cumprindo com a opção de comprar pelo valor contratualmente estabelecido. Já manutenção, assistência técnica ou serviço necessários para a funcionalidade do bem, são de responsabilidade da arrendatária.
CLASSIFICAÇÃO ARRENDAMENTO:
Arrendamento mercantil deve ser classificado como financeiro, quando se é transferido os riscos a arrendatária, onde passa a ser a responsabilidade dela de fazer manutenção e assistência técnica no bem. Caso não seja transferido o risco classifica-se como arrendamento mercantil operacional.
ARRENDAMENTO MERCANTIL NAS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS DO ARRENDATARIO:
ARRENDAMENTO MERCANTIL FINANCEIRO
RECONHECIMENTO INICIAL – O arrendatário têm a intenção de adquirir o bem no final do contrato. Nesse caso já entra como ativo imobilizado e reconhece no passivo (divida), reconhecer em quantias iguais no ativo e no passivo igual ao valor justo da propriedade arrendada e se inferior ao valor presente.
VALOR JUSTO: É o valor de mercado, valor acordado entre as partes (arrendador e arrendatário).
VALOR PRESENTE: É o valor atual (valor do bem atualizado a data de hoje) descontado com a taxa de juros implícita no contrato.
O valor a ser contabilizado deve ser sempre o menor, ou o justo ou o presente.
Bem vai para o imobilizado e desprecia normalmente
ARRENDAMENTO MERCANTIL OPERACIONAL
É classificado com despesa na base da linha reta,
...