ATIVIDADE DE ESTUDO PROGRAMADA DO 1º BIMESTRE
Por: Débora • 20/9/2021 • Exam • 559 Palavras (3 Páginas) • 192 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 1] | Atividade de Avaliação a Distância 1 |
Disciplina: Análise das Demonstrações Contábeis: Demonstração dos Fluxos de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado
Curso: Ciências Contábeis
Professor: Bernardino José da Silva
Nome do aluno: Débora da Silva Bergmann
Data: 15/09/2021
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Leia o boletim Informativo n.º 203/2016, disponibilizado na Midiateca, que versa sobre a revogação da Resolução CFC n.º 750/1993, Dê uma olhadinha na Resolução CFC n.º 1.374/2011, também disponibilizada na Midiateca e faça uma correlação entre os princípios da Continuidade Oportunidade e da Competência, estabelecidos na citada Norma e aquelas definições inseridas na Resolução CFC n.º 1.374/2011, ou seja, quais as características de qualidade das informações contábeis.
Conforme afirma o Conselho Federal de Contabilidade, no processo de revisão da Resolução nº 750/1993, surgiram questões como, por exemplo, a preponderância de alguns princípios da contabilidade sobre outros. Ou seja, alguns princípios não apresentados na Resolução nº 750/1993 poderiam ser interpretados como de menor relevância, ou não “fundamentais”, gerando dúvidas para os profissionais, e por isso foram remanejados.
O Princípio da Continuidade inserido na Resolução CFC n.º 750/1993 foi revogado e realocado na Resolução CFC n.º 1.374/2011. Ele pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro, logo parte do pressuposto que uma empresa irá operar por período de tempo indeterminado, portanto, deve-se planejar para que isso ocorra, sob pena de fenecer por caducidade, obsolescências dos negócios, implantando inovações que o negócio exige, diante das eternas modificações e aprimoramentos que se fizerem necessário tendo em vista as novidades tecnológicas;
Já o princípio da oportunidade refere-se ao momento em que devem ser registradas as variações patrimoniais, as quais devem ser feitas imediatamente e de forma integral, independentemente das causas que as originaram, contemplando os aspectos físicos e monetários. A integridade dos registros é de fundamental importância para a análise dos elementos patrimoniais, pois todos os fatos contábeis devem ser registrados; e
O princípio da competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem. Portanto, o registro de todas as receitas e despesas de acordo com o fato gerador deve ser privilegiado, no período de competência, independentemente de terem sido recebidas as receitas ou pagas as despesas.
...