ATPS DE GESTAO
Por: RAFAELALLAA • 16/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.075 Palavras (5 Páginas) • 211 Visualizações
1- Definir o que é educação profissional?
A educação profissional tem a intenção e estratégias para desenvolver as necessidades dos empregadores, do mercado de trabalho. Se faz necessário compreender a educação no seu sentido mais amplo e interpretar suas atividades como formação profissional. A educação profissional foi introduzida pela LDB Lei nº 9.394/96 com um objetivo fundamental que é o desenvolvimento integral do ser humano por valores éticos, sociais e políticos, de maneira a preservar a sua dignidade e a desenvolver ações junto à sociedade com base nos mesmos valores. É conduzida a se juntar excessivamente aos fins e valores do mercado, ao domínio de métodos e técnicas, aos critérios de produtividade, eficácia e eficiência dos processos. Na educação profissional há criação de cursos que são voltados ao acesso do mercado de trabalho, tanto para estudantes quanto para profissionais que buscam ampliar suas qualificações, é a formação para o exercício de uma profissão, com o aprendizado de saberes ligados tanto para estudantes quanto para profissionais que buscam ampliar suas qualificações.
2- Quais são as características fundamentais da educação tecnológica?
Na educação tecnológica as características fundamentais são registrar, sistematizar, compreender e utilizar o conceito de tecnologia, historicamente e socialmente construído, para dele fazer elemento de ensino, pesquisa e extensão num espaço que ultrapasse a realidade dos limites das aplicações técnicas, como instrumento de inovação e transformação das atividades econômicas em benefício do cidadão, do trabalhador e do País. Assim, a tecnologia mantém uma relação profunda com o trabalho. Portanto, uma das primeiras características da educação tecnológica consiste em permitir ao futuro profissional desenvolver uma visão social da evolução da tecnologia, das transformações relacionadas ao processo de inovação e das diferentes estratégias empregadas para conciliar uma ordem econômica às condições da sociedade. Levar o aluno, o professor e o trabalhador a perceber mais nitidamente a sua interação com a economia e a sociedade, com conteúdo divididos e pontuais de ensino, aprendizado e treinamento, pela integração renovada do saber pelo fazer. Trata-se de uma visão de um mundo com a interpretação da tecnologia, enxergando os novos valores que vem marcando o ser humano na sociedade contemporânea.
3- Quais são os pressupostos da educação profissional e tecnológica e explicar resumidamente cada um deles.
Articular a educação profissional e tecnológica com a educação básica - A vinculação da educação profissional e tecnológica à educação básica gerará diversas modalidades de construção do processo educativo como um todo no qual a formação será essencial como elemento indispensável para o exercício pleno da cidadania, fornecendo ao indivíduo meios adequados para progredir no trabalho.
Integrar a educação profissional e tecnológica ao mundo do trabalho - O papel dos trabalhadores será de maior importância, pois, no seu local de trabalho, ele é convidado não apenas a fazer ou aplicar tecnologias, mas também a criar novos campos de atuação para reinterpretá-las criticamente em função das exigências e demandas do mundo social no qual se inserem.
Promover a interação da educação profissional e tecnológica com outras políticas públicas. – É necessário que haja uma interação da educação profissional e tecnológica com o desenvolvimento econômico da própria cidade, com a regiões e com o país. As políticas que envolvem emprego, trabalho e renda.
Recuperar o poder normativo da LDB (art. 22, 35, 36 e 39 a 42) – Se refere a uma oferta para privilegiar a educação profissional nas instituições federais de ensino, rompendo uma tradição a favor da aproximação da privatização com o mercado. É preciso avaliar tendo em vista o projeto de extensão básica e da educação profissional e tecnológica pública.
Proceder à reestruturação do sistema público de ensino médio técnico e da educação profissional e tecnológica. – É preciso fazer uma avaliação das mudanças que aconteceram com as experiências e reflexões, ouvindo professores, os dirigentes de todas as escolas que estão submetidos a essa reforma ou reestruturação.
...