Análise Econômica de Mercado
Por: Jamile Ferreira • 20/6/2023 • Trabalho acadêmico • 581 Palavras (3 Páginas) • 90 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Bacharelado em Ciências Contábeis
Aluna: Jamile Matrícula:
Disciplina: Análise Econômica de Mercado
Tutor: NELITON
AVA2 - Crise Econômica Mundial
Rio de Janeiro/RJ
2023
- A Crise de 1929
Logo após a Primeira Guerra Mundial, a crise de 1929 foi o maior abalo na economia internacional, sendo iniciada com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, gerando aumento da pobreza nos EUA e falência de empresas e bancos. Com as suas principais causas, uma delas foram os empréstimos sem garantia de retorno, falsa sensação de crescimento e a consistência do ritmo acelerado da produção.
Qual o impacto da crise no Brasil?
A principal atividade afetada pela crise no Brasil foi a desvalorização do café, onde tinha os EUA como seu maior comprador. Com o intuito de reverter a crise, o Brasil comprou sacas de café, aguardando a valorização, mas sem êxito, levando assim a solução de investir na indústria de base que incentivou o crescimento da industrialização brasileira.
- Crise dos ano 80 ou Década perdida
Nos anos 80, alguns países da América Latina, incluindo o Brasil, tiveram baixa no crescimento do PIB, alta inflação e mercados voláteis, deixando a economia estagnada, sendo nomeada a Década perdida. As causas dessa crise possuem vários fatores somatórios: Medidas tomadas durante a Ditadura Militar, a diminuição na produção de petróleo causando alta nos preços e um segundo choque do petróleo. Todos os fatores informados causaram o aumento na dívida externa, pois os países, inclusive o Brasil, precisavam financiar o desenvolvimento econômico de alguma maneira.
.
Qual o impacto da crise no Brasil?
Durante essa década, o Brasil teve uma redução na média do PIB, se 7% nos anos 70 para 2% nos anos 80, ocorrendo também a elevação das taxas de juros internacionais e aumento do déficit público.
O fim da Década perdida para o Brasil foi marcada pelo fim da Ditadura que foi incentivada com o decorrer dos acontecimentos nas décadas de 80 na economia, sendo retomada a democracia brasileira por eleição indireta e uma nova instituição foi estabelecida, restabelecendo aos poucos a retomada do controle econômico no Brasil, porém não por muito tempo.
- Crise financeira de 2008
A crise financeira de 2008 ocorreu devido ao aumento de valores imobiliários que não coincidiam com a renda populacional, consequentemente zerando os bancos para empréstimos diante das dívidas que a sociedade não conseguia pagar de forma generalizada. Sua principal causa foram pessoas que não tinham condição de quitar o crédito, dos empréstimos concedidos por instituições, realizarem a compra de imóveis superfaturados. Essas pessoas não possuíam condições de quitar o valor total de um imóve, teve o status de suas rendas gerados pelos altos gastos do governo americano com Guerras e a quebra de instituições de crédito impactando vários bancos que começaram a não ter dinheiro para mais empréstimos. E politicamente essas consequências geraram movimentos populistas e anti sistemas na Grécia, um dos países mais afetados pela crise.
...