Analise critica
Por: milena220895 • 26/5/2015 • Resenha • 631 Palavras (3 Páginas) • 422 Visualizações
Nome: Milena Ketlin Camargo Ra: 1575168118
Nome: Joelma dos Santos Sousa Ra: 1581981099
Técnicas de Negociação: Resenha e Análise Crítica Cap.5 plt
As Habilidades Essenciais dos Negociadores
Concentrar-se nas Idéias: Concentrar-se nas idéias, ignorando aspectos pessoais durante as negociações, é uma habilidade extremamente difícil de ser implementada. Existe uma forte tendência, e até natural, de envolver-se
em aspectos pessoais durante o processo, analisando comportamentos que agradam ou desagradam, provenientes de outra parte.
Discutir as Proposições: Discutir as proposições objetivamente, evitando fatos irrelevantes, está associada à variável tempo. Durante a negociação, é preciso controlar continuamente o andamento do processo, certificando-se de que os resultados obtidos até o momento obedecem ao cronograma preestabelecido.
Proporcionar Alternativas a Outra Parte: É muito importante proporcionar alternativas a outra parte. Partindo do pressuposto de que o objetivo de toda negociação é o acordo.
Ter Objetividade no Equacionamento dos Problemas: Ter objetividade no equacionamento dos problemas é essencial para evitar a “armadilha” das discussões inúteis, que consomem o tempo disponível. “Ser breve” é um dos pontos a ser considerado para que se estabeleça uma comunicação eficaz.
Apresentar Propostas Concretas: É uma habilidade relacionada à objetividade e ao fornecimento de alternativas para a outra parte. Discussões longas, sem que nenhuma das partes tome a iniciativa de apresentar propostas, tornam-se cansativas e improdutivas.
Saber Falar e Ouvir: É certo que saber falar e ouvir no momento adequado é uma habilidade essencial aos negociadores. Qualquer forma de relacionamento entre os seres humanos se baseia na comunicação, seja por meio da fala, por meio da escrita ou dos gestos.
Colocar-se no Lugar da Outra Parte: Para compreender amplamente uma negociação, não basta conhecer apenas a sua posição, é preciso também se colocar no lugar da outra parte, a fim de descobrir suas necessidades e seus problemas.
Ter Consciência de que se Negocia o Tempo Todo: Compreender a importância da negociação e a necessidade de estar em constante aprimoramento é fundamental.
Saber Interpretar o Comportamento Humano e as Reações das Pessoas: Saber interpretar o comportamento humano e as reações das pessoas é a essência do relacionamento, seja ele pessoal, seja profissional. Nesse sentido, todos os esforços em busca do entendimento das características comportamentais dos seres humanos são válidos para incrementar a habilidade de negociador.
Separar os Relacionamentos Pessoais dos Interesses: Confundir relacionamentos pessoais com interesses pode atrapalhar tanto o relacionamento como os resultados da negociação. Assim, será mais fácil estabelecer um relacionamento afetivo, prestando atenção tanto ao processo quanto á substancia e segui-lo de maneira independente e vigorosa.
Evitar Estruturar um Relacionamento em Função de um Acordo: Não se deve, jamais, estruturar um relacionamento com base em um acordo, pois este pode ser rompido ou desfeito e comprometer seriamente esse relacionamento.
...