Apreciação Cambial Desvalorização Cambial
Por: Arthur Lourenco • 12/6/2016 • Trabalho acadêmico • 325 Palavras (2 Páginas) • 1.149 Visualizações
Em momento de retração da atividade econômica ocorre desajustes que comprometem a performance produtiva do país com desdobramentos para a sociedade. Analise as variáveis apresentadas em cada cenário e responda as questões solicitadas:
Variáveis Econômicas CENÁRIO 1 CENÁRIO 2
Taxa de Inflação 8,5% 3,5%
Taxa de Juros (Selic) 14% 9%
PIB 2,5% 7,5%
Câmbio Apreciação cambial Desvalorização cambial
1. Qual cenário caracteriza maior fragilidade na condução da política macroeconômica? Justifique sua resposta avaliando cada variável apresentada e os desdobramentos no mercado.
O cenário 1 apresenta maior fragilidade na condução da política econômica. A alta inflação é contrária a estabilidade dos preços, uma das metas da política macroeconômica. O produto interno bruto está baixo, o que demonstra que o crescimento econômico não foi alcançado. A inflação alta também contribui negativamente com a distribuição equitativa da renda. Podemos deduzir também que devido à baixa atividade econômica, o desemprego deva aumentar. Assim, nenhuma das metas de política macroeconômica está sendo alcançada no cenário 1.
2. A decisão de aumentar a taxa de juros (Selic) caracteriza que tipo de política monetária? Justifique sua resposta.
Caracteriza a política monetária contracionista, que consiste em reduzir a oferta de moeda na economia, visando o controle inflacionário principalmente. Com juros mais altos, maior é a remuneração do dinheiro investido, estimulando a aplicação do dinheiro com maior rendimento. O consumo é afetado à medida que quanto maior a taxa de juros, mais caro se torna o financiamento de bens de consumo.
3. Qual variável econômica é diretamente afetada em momento de turbulência externa? Considere em seu argumento o efeito contágio da desaceleração e os desdobramentos para o país.
A taxa de câmbio é afetada diretamente em momento de turbulência externa. Ela impacta principalmente a inflação e os preços dentro da economia nacional, e isso vale mesmo para bens de consumo feitos dentro do país ou pequenos produtores rurais. Isto porque, além da quantidade de bens de consumo importados aqui dentro, muitas máquinas e matérias primas tem seus preços cotados na moeda dos Estados Unidos. Fortes variações cambiais podem desacelerar a economia nacional, transformando turbulências externas em problemas internos.
...