Arquitetura de Um Sistema de Informação Contábil
Por: willyans1 • 7/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 877 Palavras (4 Páginas) • 188 Visualizações
INTRODUÇÃO
A contabilidade gerencial vem sendo muito buscada por empresas que regem total planejamento e controle de sua gestão, sendo que esta contabilidade busca demonstrar uma visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil.
Abordaremos nesta Atividade Prática Supervisionada variados assuntos ligados a contabilidade gerencial, como o funcionamento de um Sistema de Informação Contábil (arquitetura, fundamentos e abrangência), desenvolver um organograma explicativo com as diversas partes do sistema de informação contábil, bem como a visão setorial multidimensional das empresas.
Esta atividade será de suma importância para aperfeiçoar o entendimento as informações indispensáveis para o planejamento e controle de empresas e estabelecer os conceitos de como identificar os resultados da entidade de uma maneira direcionada.
ETAPA 1
Arquitetura de um sistema de informação contábil
Arquitetura de um sistema de informação contábil tem como os principais e mais relevantes aspectos que devem ser observados, dois pressupostos básicos para que tenha validação integral no processo de gestão administrativa: sua necessidade como informação e seu planejamento e controle.
Necessidade da informação, a informação tem que ser reconhecida como qualquer outro produto disponível,ela tem que ser almejada para ser útil, para ter sua utilidade cabe a cada um, seja contadores gerenciais, edificar essa mercadoria com qualidade e custos competitivos, já que temos pleno reconhecimento de sua utilidade, que é de suma importância para tomadas de decisões.
O grau de necessidade da informação é determinado pelos usuários finais dela, ou seja, seus consumidores, por isso a informação tem que ser construída basicamente focada na necessidade do usuário final.
O contador gerencial deve saber claramente que a informação que produz de seu sistema é elaborada para atender a necessidades de outros, deve-se fazer um levantamento das suas necessidades de informação a partir das decisões chaves que serão tomadas, baseando-se no sistema de informação contábil gerencial.
Para que um sistema de informação contábil seja vivo e ativo dentro de uma companhia, é preciso o respaldo dos altos níveis hierárquicos da administração da mesma. Sentida pela alta cúpula da administração, partindo-se dai temos tranquilidade, para desenvolver e manter o sistema de informação em resguardo.
A retaguarda é importante, visto que um sistema de informação contábil gerencial é abrangente e deve suprir todas as necessidades da empresa. Tendo sido reconhecido pela alta administração, sendo assim os demais níveis hierárquicos da empresa abastecidos e se beneficiarão do mesmo sistema de informação contábil.
Compreendemos que a necessidade da informação aliada ao amparo ao contador e a seu sistema, é o elemento de suma importância para o sucesso de um sistema de informação contábil.
Se esses conceitos de utilidade e necessidade da informação contábil não estejam inseridos no ambiente da cúpula administrativa da entidade, é papel do contador fazer brotar e crescer essa mentalidade gerencial. Fazendo com que o contador busque aprofundar seus conhecimentos, e cumprir seu objetivo de informar e gerenciar.
Fundamentos de um sistema de informação contábil
Há três pontos fundamentais para que um sistema de informação contábil seja valido dentro de uma empresa, são eles: operacionalidade, integração e custo da informação.
As informações tem que ser coletadas, armazenadas e processadas de forma operacional.
A operacionalidade nada mais é que todos os que trabalham com a informação contábil tem que saber e sentir que estão operando com dados reais de suma significância, práticos e objetivos: obtidos, armazenados e processados de forma pratica e objetiva.
Através disto obteremos uma utilização gerencial, pratica e objetiva.
A
...