Arquitetura de um Sistema de Informação Contábil
Por: alinegobbe • 3/4/2015 • Trabalho acadêmico • 4.373 Palavras (18 Páginas) • 237 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
Arquitetura de um Sistema de Informação Contábil 3
Fundamentos de um Sistema de Informação Contábil 3
Abrangência do Sistema de Informação 4
Organograma Explicativo 4
Relatório 4
Tabela de Demonstração 9
Relatórios 18
BIBLIOGRAFIA 20
Introdução
A Contabilidade Gerencial é definida pela a CVM e o IBRACON , objetivando um sistema de informação destinado a prover à seus usuários, por meio de demonstrações e análises de natureza econômica e financeira com relação à entidade objeto de contabilização.
Os objetivos da contabilidade devem atender efetivamente as necessidades dos usuários quanto aos elementos importantes para seu processo decisório.
O fluxo da informação é um recurso considerado estratégico, já que uma das dificuldades está no processo de comunicação entre os níveis hierárquicos da empresa, onde o nível de entendimento dos problemas acaba sendo pequeno. A solução para determinados tipos de problemas está no aumento da comunicação interna e externa, que visam a eliminação das barreiras em relação ao fluxo de idéias, e à informação sobre problemas que contribuirão para a melhoria da organização.
Segundo Clóvis Luis Padoveze o sistema de informação:
“é um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados segundo uma seqüência lógica para processamento dos dados e tradução em informações, para com seu produto, permitir às organizações o cumprimento de seus objetivos principais” .
Arquitetura de um Sistema de Informação Contábil
Quando falamos em arquitetar um sistema de informação contábil, quer dizer que iremos idenficar um sistema pra processar uma informação da área contábil, com a finalidade de facilitar e agilizar a atividade do usuário final. Existem dois passos para a realização de trabalho:
- O primeiro passo é a descoberta da necessidade desse sistema;
- O segundo passo requer um planejamento, dessa forma, a construção de relatórios com diferentes temas se tornam fundamentais para o entendimento de diferentes níveis de usuários . Assim futuramente poderá ser realizado o controle desse sistema. A informação contábil precisa atender primariamente a dois pressupostos básicos, para que tenha validade integral no processo de gestão administrativa: necessidade da informação, planejamento e controle.
A informação deve ser desejada, para que seja necessária. É determinada pelos usuários da informação, o contador gerencial tem como função fazer um estudo básico das necessidades de informações a partir das decisões que vão ser tomadas e baseadas no sistema de informação contábil gerencial.
Fundamentos de um sistema de informação contábil
Existem três pontos nesses sistemas, tais eles como:
Operacionalidade: significa que todos que trabalham com a informação contábel devem saber o que estão operando.
Integração e Navegabilidade dos Dados: um sistema de informação contábel como integrado quando todas as áreas necessárias para o gerenciamento da informação esteja abrangida por um único sistema de informação contábel.
Custo de Informação: O fundamento faz parte dos princípios da contabilidade. O sistema de informação contábel deve ser analisado na relação custo-benefício para a empresa.
Com a incorporação definitiva dos recursos computacionais, de macro e microinformática, na administração das empresas, entendemos em qualquer entidade, de microempresa a grandes corporações, tem condições de manter um sistema contábil de informação.
Abrangência do Sistema de Informação
O sistema de informação contábel é gerencial quando o sistema possui características de operacionalidade, que sirva as necessidades informacionais dos administradores.
O sistema tem que ter meios para trabalhar a informação em seus aspectos. Os componentes do sistema contábil de informação são:
Contabilidade Financeira: compeende a escrituração tradicional,os aspectos tributários e os aspectos societários. O segmento do sistema de informação contábel é vital pois ele tem a arquitetura básica dos planos , vitais para a continuidade e integração do restante do sistema.
Contabilidade em outras Moedas: a inflação da economia brasileira obrigava empresas a manutenção subsistemas de contabilidade para fornecerem informações contábeis comparativas. O tratamento contábil mais especializado e completo da inflação monetária era também atendido dentro de um segmento do sistema de informação.
Organograma Explicativo
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]
...