As Ciências Contábeis
Por: Driellen1 • 25/4/2017 • Trabalho acadêmico • 2.129 Palavras (9 Páginas) • 222 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DRIELLEN TROPIANO MARTINS GIRÃO[pic 1]
janailce muniz de oliveira
THAYENY araujo nunes
[pic 2]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
3. CONCLUSÃO 11
4.REFERÊNCIAS....................................................................................12
- INTRODUÇÃO
Na apresentação deste trabalho acadêmico estaremos abordando a importância dos setores de custos em uma indústria, a importância do profissional que atua na área de formação de preço e também nas tomadas de decisões. Estaremos também descrevendo alguns conceitos básicos para a formação do preço de venda, usando alguns critérios de rateios e custeios fundamentais para a apuração dos preços e tendo como base os custos e o mercado. E abordaremos as fórmulas de cálculos da margem de contribuição e do ponto de equilíbrio dos preços e vendas de mercadorias. E ainda descreveremos sobre a importância de um sistema integrado para gerar informações para a gestão industrial.
- DESENVOLVIMENTO
Os objetivos da gestão de custos são coletar, acumular, organizar e interpretar dados e informações para serem utilizados no momento da tomada de decisão em todos os níveis gerenciais da empresa (LEONE, 1981).
Além de se ter o conhecimento e o controle dos custos de produção, é preciso saber identificar as possibilidades de melhorias dos processos que resultam em identificação e eliminação dos desperdícios que acabam por onerar o custo de produção e levam assim à redução da lucratividade.
Para se tomar decisões mais corretas no presente e também no futuro, necessita-se fazer uma revisão nos sistemas de avaliação dos custos que podem ser aplicados dentro da gestão.
A Contabilidade de Custos traz o objetivo de avaliação dos estoques e de resultado, tratando da incorporação dos custos fixos e variáveis aos produtos (Custeio por Absorção).
Segundo Wernke (2004), o custeio por absorção e o método mais tradicional de custeio e empregado quando se deseja atribuir um valor de custos ao produto, atribuindo-lhe também uma parte dos custos indiretos.
Consiste na apropriação de todos os custos de produção aos produtos, de forma direta ou indireta mediante a utilização de critérios de rateio.
A gestão de custos é uma ferramenta que busca oferecer as empresas as devidas informações que lhes permitam se manter no mercado visando produtos de qualidade a um custo menor que a concorrência.
Buscando este contexto, a análise da relação de custo/volume/lucro e também a aplicação de mecanismos, como a margem de contribuição, ponto de equilíbrio contábil e alavancagem operacional, são grandes instrumentos que vem a contribuir no processo de tomada de decisões.
- ENTREVISTA
- Como a empresa apura seus custos de produção
Na nossa confecção usamos o método de Custeio por Absorção, pois este é obrigatório por lei para a Contabilidade e Imposto de Renda. Onde todos os custos da produção são distribuídos aos produtos acabados.
- Qual o método de controle de estoque de matéria prima e materiais que a empresa utiliza
Nós fazemos revisões diárias e apuramos através desta revisão a ordem de compra para que esses produtos voltem ao nível dos produtos necessários.
- Como são feitos os rateios dos custos indiretos de fabricação
Existem vários modelos de rateios dos custos indiretos de fabricação, hora/máquina, hora/mão-de-obra etc., no entanto costumamos utilizar o rateio por hora/mão-de-obra por trabalharmos por produção.
- A contabilidade da empresa é utilizada como fonte de informação Caso afirmativo, em qual situação
Sim. A administração sempre consulta a contabilidade para a tomada de decisões. Onde todo o relatório financeiro é consultado contribuindo para se tomar qualquer decisão.
- A empresa utiliza-se das informações contidas nas demonstrações contábeis na tomada de decisão
Sim. Toda a dinâmica financeira é consultada através dos relatórios contábeis. Serve também para analisar e prever custos futuros.
- Na empresa a Contabilidade apresentada nas Demonstrações Contábeis, é de caráter gerencial com base na idoneidade da documentação
Sim. Toda a escrituração contábil, relatórios, demonstrações são legalmente habilitados. Existe um profissional da área que é responsável pela área contábil da empresa.
- Como contador profissional gerador das informações contábeis, como você vê a relação do empresário com as informações contidas nas demonstrações contábeis
O contador deve agir de forma correta com os relatórios contábeis de acordo com as leis vigentes e também de acordo com a sua ética profissional. O contador tem a responsabilidade de informar e orientar o administrador, para que todas as informações sirvam de apoio para as tomadas de decisões, esses dois gestores devem estar em harmonia para que haja uma satisfação por parte do empresário.
- Os empresários utilizam-se de diversas ferramentas de tomada de decisão, para que possam ter a qualquer momento a informação mais assertiva possível de seus produtos ou serviços. Sabendo da importância das ferramentas de gestão, quais são as ferramentas utilizadas pela empresa entrevistada
Nós temos um alvo que é crescer, diversificar e sempre inovar, e com esses planos precisamos ter uma orientação, um norte a seguir, ao sermos direcionados tomamos por base as informações passadas pelo profissional da área, que através de relatórios, diagramas, nos transmite todo o quadro financeiro da empresa.
- A empresa utiliza software para controle e gestão de seus negócios Qual o nome do software utilizado pela empresa Quais as maiores dificuldades encontradas nos softwares para a tomada de decisão
Não utilizamos nenhum software para a tomada de decisão.
- Você realiza algum tipo de controle de custos na sua empresa Se sim, você acredita que conhecer com detalhes a composição dos custos dos seus produtos/serviços é uma maneira de manter sua empresa competitiva no mercado
Sim. Fazemos essa gestão e todo o planejamento para que a empresa consiga sobreviver no mercado. A administração da empresa controla todo o gasto da empresa, custos fixos, custos variáveis etc., como matéria-prima, gastos com folha de pagamento, contas de luz, água, etc., registramos tudo, alé de fazer a previsão também de gastos futuros.
...