As Demonstrações Contábeis
Por: Flah_id • 24/11/2017 • Monografia • 1.319 Palavras (6 Páginas) • 309 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
OSASCO
2017
flavia da silva soares[pic 6]
[pic 7]
a importância da elaboração e análise das demonstrações financeiras
Projeto apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Instituição Universidade Anhanguera de São Paulo.
Orientador: Prof(ª). Wallas Caetano
Osasco
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O PROBLEMA 5
2. OBJETIVOS 6
2.1. OBJETIVO GERAL 6
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 6
3. JUSTIFICATIVA 7
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8
4.1 Principais demonstrações contábeis 8
4.2. Análise das demonstrações financeiras 9
5. METODOLOGIA 10
6. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 11
Referências: 12
1 INTRODUÇÃO
No contexto das ciências sociais, a Contabilidade mostrou-se, segundo Azevedo (2009), como uma ferramenta essencial para todo e qualquer tipo de negócio, desde o pequeno até o grande, do mais simples ao mais complexo. Dessa forma deve-se analisar e estudar todas as suas esferas cuidadosamente com a intenção de levar aos seus usuários informações seguras e claras para o processo da tomada de decisões administrativas.
A importância das demonstrações financeiras, quanto sua aplicação na ciência contábil, se demonstra por evidenciar informações sobre o patrimônio da empresa, bem como a lucratividade e prejuízo da empresa no período em exercício, a posição de endividamento.
Com as demonstrações financeiras, a contabilidade transmite as informações da saúde econômica da empresa, não apenas para os administradores e diretores, mas também para os credores e investidores que possuem interesses diretos no desenvolver financeiro da empresa.
O objetivo deste trabalho se resume na perspectiva de esclarecer a importância das Demonstrações Contábeis e sua análise, para o sucesso, transparência e credibilidade de qualquer organização.
1.1 O PROBLEMA
Para as tomadas de decisões nas empresas as demonstrações financeiras são de grande importância em termos financeiros, econômicos e orçamentários. Além disso, as empresas de Lucro Real e Lucro Presumido têm a obrigatoriedade de entregar à Receita Federal periodicamente alguns desses relatórios, e quando não entregues acarretam multas para as entidades.
Diante da grande valia que possuem esses relatórios, qual o devido tratamento que devemos dar a eles e qual a forma correta de serem elaborados?
2. OBJETIVOS
2.1. OBJETIVO GERAL
Compreender de forma clara a importância das demonstrações financeiras dentro de uma empresa e fazer com que suas deficiências sejam identificadas, analisadas e sanadas, fazendo com que tenham mais credibilidade para a tomada de decisões.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
Para alcançar o objetivo principal, serão relacionados objetivos específicos para desenvolver a pesquisa. São eles:
- Verificar os tipos de demonstrações financeiras e as suas finalidades;
- Verificar como são elaboradas as demonstrações;
- Mostrar a importância da análise das demonstrações nas empresas, indicando os benefícios que elas podem trazer quando utilizadas corretamente em seu desenvolvimento econômico.
3. JUSTIFICATIVA
As demonstrações contábeis nada mais são do que a parte fundamental da saúde financeira, uma vez que são eles quem nos diz tudo o que ocorreu na empresa e que, de certa forma, afetou efetivamente o resultado dela. Sem eles não teríamos como acompanhar o desenvolvimento do negócio e saber se as decisões corretas estão sendo tomadas.
Quando vamos captar as informações que compõe os relatórios contábeis, uma das coisas mais importantes a serem analisadas e validadas é a qualidade daquelas informações. Em muitas empresas, tanto de médio ou grande porte, sofremos com a falta de veracidade nas informações que são usadas para a elaboração de demonstrações que são de extrema importância, como por exemplo, o Balanço Patrimonial e a DRE.
Neste trabalho será demonstrado o quanto a falta de cuidado na elaboração desses documentos pode afetar significativamente a estrutura financeira, o planejamento, o fluxo de caixa e o resultado das entidades. Dessa forma, vamos ver desde como elaborar uma demonstração contábil até a analisa-la da forma correta.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4.1 Principais demonstrações contábeis
Segundo Iudícibus (2008), demonstração financeira é o resumo ordenado das informações extraídas pela Contabilidade, mostrando os principais acontecimentos registrados por aquele departamento em um determinado período.
De acordo com a lei 6.404/76 no seu artigo 176, no fim de cada exercício social a diretoria deve elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as demonstrações contábeis, que deverão manifestar com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mudanças ocorridas no exercício (SILVA, 2001).
Entende-se dessa maneira que as demonstrações financeiras são um conjunto de peças emitidas pela contabilidade das organizações, onde algumas são obrigatórias por lei e outras a empresa desenvolve especificamente para comprovar com clareza a situação da entidade. Entretanto, as demonstrações contábeis sozinhas trazem informações isoladas e que se forem observadas dessa maneira não trazem grande aproveitamento em uma análise da situação em que a empresa se encontra. Somente se compararmos essas várias demonstrações, em diferentes períodos e analisarmos sucessivamente, é que se pode extrair delas as informações necessárias para realizar uma análise da situação econômica e patrimonial da empresa (ODORCIK, OLIVO e SCHVIRCK, 2010).
...