As Demonstrações Contábeis
Por: MOURA92 • 29/5/2015 • Trabalho acadêmico • 816 Palavras (4 Páginas) • 152 Visualizações
Demonstrações Contábeis
Demonstrações contábeis são informações obrigatórias divulgadas anualmente, pela administração de uma sociedade, representando a prestação de constas aos sócios e acionistas.
Essa satisfação sendo composta por “relatório da administração”, “Demonstrações contábeis” e “Notas Explicativas”.
Balanço Patrimonial
Balanço patrimonial é uma demonstração contábil, seu objetivo é expor a situação financeira e patrimonial de uma entidade. O balanço apresenta Ativos e Passivos e também Patrimônio Líquido, que é o resultado entre o total de ativos e passivo.
Demonstração de resultado do Exercício – DRE
Tem o propósito de evidenciar a formação do resultado líquido do exercício, confrontando as receitas, custos e despesas. Oferecendo uma síntese econômica dos resultados operacionais. Apesar de presentados para fins fiscais, trimestralmente o DRE é elaborado mensalmente.
Demonstrações de mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)
Qualquer uma das demonstrações é aceita no Brasil, entretanto a DMPL é mais completa, pois contém uma coluna com os dados da DLPA. A DLPA é obrigatória, mas pode ser substituída pela DMPL.
Nessa demonstração evidencia-se a mutação do patrimônio líquido em termos globais e em termos de mutações internas.
Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR)
Essa demonstração foi substituída pela “Demonstração dos fluxos de caixa”; Tinha como principal objetivo evidenciar as origens de recursos que ampliam a folga financeira em curto prazo e as aplicações de recursos que consomem essa folga.
Demonstração dos fluxos de caixa – DFC
Fundamentada pela lei nº 11638/07 no Brasil, a DFC demonstra as movimentações das disponibilidades e o fluxo de caixa.
Demonstração do valor adicionado – DVA
A DVA foi implantada no Brasil, sob a lei nº 11.638/07 que tem como objetivo informar os valores das riquezas e sua forma de distribuição
Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados – DLPA
A empresa tem a opção de incluir ou não suas demonstrações de lucros ou prejuízos acumulados nas demonstrações das mutações do patrimônio líquido.
A DLPA demonstra as operações ocorridas no saldo da conta de lucros e prejuízos acumulados no patrimônio líquido.
Já para sociedades limitadas e outros tipos de empresas, a DLPA é obrigatória, conforme a legislação do imposto de renda.
Demonstrações comparativas
Tem como seu objetivo analisar a empresa com visão no futuro, sendo assim, é importante comprar as demonstrações contábeis dos dois últimos exercícios.
Consolidação das demonstrações contábeis
É necessário, complementarmente, às demonstremos contábeis normais, sejam apresentados também demonstrações contábeis consolidadas da investidora com suas controladas, no caso de companhias abertas e grupos societários.
Balanço Social
É a demonstração do exercício da responsabilidade social coorporativa, informando sobre os planos, projetos, benefícios e ações sociais dirigidos aos envolvidos, que direta ou indiretamente se beneficiam dos projetos desenvolvidos pela empresa.
Balanço Ambiental: Pode expor as comparações de poluentes produzidos. Podendo demonstrar a idealização da empresa em relação aos recursos naturais.
Balanço de recursos humanos
Expor os benefícios, remunerações, gastos em treinamentos e força de trabalho.
Outros itens da prestação de contas:
Relatório da administração
Não faz parte das demonstrações, mas é exigível por lei um relatório das principais atividades da empresa.
Notas explicativas
As notas explicativas são um complemento às demonstrações contábeis, quadros analíticos também são necessários para uma plena avaliação da situação patrimonial.
...