TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Metodologias das Ciências

Por:   •  9/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.528 Palavras (7 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso: Ciência Contábeis

Semestre: 1º Semestre

Disciplina: Metodologia das Ciências

Professora: Me. Adm. Janaína Andrade

Acadêmico (a): Nayara Souza Morais

RGM: 103.7574

Lembre-se das regras para o preenchimento das respostas:

Material de aula – Arquivos – Orientações

PORTFÓLIO 1

AULAS 1 a 4

10 Questões

Questão 1 - Defina Metodologia Científica e qual é o seu principal objetivo.

A metodologia científica surge para ajudar e orientar a todos aqueles que elaboram trabalhos acadêmicos exigidos pelas Universidades com intuito de aprofundar-se em produção científica e pesquisa. Mesmo que a maioria das pessoas pensem que metodologia científica seja apenas aderir às normas ABNT, não é somente esse o conceito de metodologia, ela engloba vários fatores como os vários tipos de conhecimentos, as técnicas utilizadas e abordagens para se alcançar o objetivo do trabalho, conseguir elaborar um projeto de pesquisa, artigo científico, dentre outros.

Metodologia também pode ser vista como o caminho que o pesquisador escolhe para direcionar sua pesquisa, são técnicas que vão ajudá-lo a encontrar as respostas para suas dúvidas de seu trabalho. Essa é uma disciplina que faz parte da grade curricular dos cursos de graduação e tem o objetivo de orientar e auxiliar na elaboração e execução de um trabalho científico, métodos que são implementados na elaboração de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Questão 2 - O que são Estudos Exploratórios? Para que servem?

Estudos exploratórios são uma maneira de aprender a delimitar e identificar a problematização do tema a ser estudado, é também um tipo de pesquisa científica, precisa ter uma nítida visão do tema que se pretende descrever, e para isso é necessário aprofundar-se em leituras sobre o assunto. Tais leituras e estudos visam o apontamento de bibliografias atualizadas e de fácil alcance, mostra se o tema já está esgotado e se as discussões debatidas são atuais.

Uma pesquisa exploratória pode ser aplicada de maneira que o pesquisador consiga obter um maior vínculo com o universo do seu objeto de estudo, oferecendo informações e orientações para formular hipóteses de pesquisa, escolher técnicas adequadas e saber tomar decisões que demandam maior atenção durante sua investigação.

Questão 3 - Discorra sobre Problematização (Mínimo de 5 linhas).

Problematização é um processo de questionamento e indagação a respeito de um tema, esse questionamento resulta na elaboração de objetivos, levantamento de questões de estudo e hipóteses e a escolha e definição de um plano de investigação, que envolve a o plano de estudo que será utilizado. Assim que apontado o problema de estudo a ser pesquisado, pode começar a coletar dados através da leitura do material separado, não é possível elaborar uma monografia somente com um único livro, sem uma outra fonte teórica.

O conceito de problematização nada mais é do que a proposição de uma questão que buscará respostas através de pesquisas e leituras, ou seja, o termo problema é a pergunta que a pesquisa deseja responder e resolver até a conclusão do trabalho.

Questão 4 - Na Organização do Material encontra-se esta afirmativa “Uma coisa é redigir para si próprio; outra é redigir para outros lerem”. O que se quis dizer com esta afirmativa?

Ao redigir um texto, as vezes são omitidas algumas informações consideradas importantes e necessárias para quem está lendo conseguir interpretar da forma correta, mesmo considerando que para nós pode estar tudo escrito com clareza. Por isso, devemos dar a importância ao leitor na hora de ler o texto.

É fundamental ter em mente que a pesquisa e o texto que estão sendo desenvolvidos será lido por outras pessoas, por isso a redação deve ser simples e precisa, é preciso mostrar que o texto possui uma estrutura organizada, para que o leitor possa buscar o material, analisar e concluir por si só.

Questão 5 - O Método Científico surgiu como uma tentativa de organizar o pensamento para se chegar ao meio mais adequado de conhecer e controlar a natureza. Qual a diferença entre o Método Indutivo e o Método Dedutivo?

O raciocínio indutivo é ordenado por alguns princípios particulares que são diretamente ligadas para concluir algo de maneira geral. Nesse raciocínio a conclusão é maior que os princípios, pois os fatos podem ser demonstrados com algumas observações simples e objetivas. Em outras palavras, é o processo onde o pesquisador faz um levantamento particular e consegue chegar a determinadas conclusões gerais, ou seja, parte do específico para o geral.

No raciocínio dedutivo, a premissa é de uma forma generalizada, os fatos são observados calmamente. Ele parte do conceito geral para o conhecimento específico, se permite aprofundar nos argumentos. Além do mais, a indução é feita baseada em reflexões enquanto a dedução é ordenada por conhecimentos gerais.

Questão 6 - Quando nos referimos a Neutralidade Científica é sabido que, para fazer uma análise desapaixonada de qualquer tema, é necessário que o pesquisador mantenha certa distância emocional do assunto abordado. Por quê?

O pesquisador precisa sempre estar atento para separar a sua formação cultural, moral, religiosa e seus valores do seu objeto de estudo, para que o seu resultado não tenha nenhum tipo de interferência pessoal além do permitido. É bastante importante impor uma determinada imparcialidade do trabalho científico, ou seja, o pesquisador não deve se envolver para que o assunto abordado não se torne tendencioso.

Questão 7 - Quais são os quatro principais tipos de conhecimentos? Conceitue sobre cada um deles.

Conhecimento intuitivo: esse tipo de conhecimento surge quando começamos a usar os nossos sentidos para explorar as ramificações de cada objeto de estudo, e só conseguimos sentir esse conhecimento mediante as sensações que nosso organismo nos permite sentir. Esse tipo de conhecimento se torna bastante importante, pois nos permite a análise do objeto/problema, caso ocorra um que precisamos resolver.

Conhecimento Racional: esse conhecimento se desenvolve a partir da constatação racional, ou seja, através da razão que se aceita a existência, a real fonte do conhecimento. Um exemplo de conhecimento racional pode ser o conhecimento matemático; o conhecimento racional não depende de ter experiência ou não. Os gregos foram os primeiros a elaborar um tipo de conhecimento racional mais desapegado do mito que proporcionava um tipo de saber mágico, tomado pelo desejo de atrair o bem e distanciar o que seria o mal, trazendo mais conforto e bem-estar ao homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (325 Kb)   docx (733.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com