Aspectos gerenciais de uma empresa
Por: Shirley Rezende • 11/9/2016 • Trabalho acadêmico • 534 Palavras (3 Páginas) • 700 Visualizações
Aspectos Gerenciais
Princípios da Responsabilidade
1. Princípio da Responsabilidade Social
De acordo com Neves Silva, uma empresa sustentável é aquela que mantém suas atividades dentro do que se pede a sustentabilidade, e tem como ferramenta de gestão a Responsabilidade Social que visa a saúde, o bem estar e a segurança dos trabalhadores, atuando assim bem próximo ao direito do trabalho, não focando apenas no ambiente externo a organização, mas incentivando comportamentos sociais responsáveis por parte das empresas e políticas sociais de promoção. A Responsabilidade Social também se tornou um fator importante no quesito competitividade, promover inclusão social, prestar/fabricar serviços/produtos que não agridam o meio ambiente e ainda participar e ajudar no desenvolvimento da comunidade da qual fazem parte, tornou-se uma iniciativa importante e um diferencial na conquista de novos clientes.
2.Princípio da Responsabilidade Tributária
A Responsabilidade Tributária, segundo Saldanha Luck, “É a obrigação legal, assumida pelo sujeito passivo da relação jurídico-tributária, não diretamente beneficiado pelo ato praticado, perante o fisco, de pagar o tributo ou a penalidade pecuniária.” A finalidade da Responsabilidade Tributária é garantir que a Fazenda Pública receberá os créditos devidos nas situações em que os contibuintes se tornarem pouco acessíveis a cobrança ou não puderem pagar o tributo de forma normal.
3.Princípio da Responsabilidade Ambiental
De acordo com Guimarães, a Responsabilidade Ambiental pode ser entendida como um conjunto de procedimentos, empresariais ou individuais com a finalidade de sustentabilidade para o planeta, procurando reduzir os impactos ambientais causados ao meio ambiente. Segundo o mesmo autor, alguns exemplos de atitudes que envolvem Responsabilidade Ambiental são: tratar e reutilizar a água dentro do processo produtivo, fazer reciclagem de resíduos dentro das organizações e criar e implantar um Sistema de Gestão ambiental dentro das organizações.
4. Princípio da Responsabilidade Jurídica
Segundo Zica Silva, antes do início das atividades o empresário (pessoa jurídica ou física) deve se registrar no Departamento de Registro empresarial e Integração – DREI – instituição ligada ao Ministério das Micro e Pequenas empresas que tem como atribuições coordenar, orientar, supervisionar, em todo o território nacional os orgãos públicos e as autoridades resposáveis pelo registro das sociedades empresárias e o registro dos empresários, esse registro é providenciado mediante inscrição nas juntas comerciais e as simples nos Cartórios do Registro Civil de Pessoas Jurídicas de cada estado. De acordo com o mesmo autor as Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada – EIRELI, Sociedade Anônima, Sociedade Simples, Sociedade Limitada, Sociedade em Nome coletivo entre outras, são exemplos de pessoas jurídicas. O Empresário Individual – MEI - , Microempreendedor Individual, Prestador de Serviços autônomos e as sociedades em comum são alguns exemplos de atividades exercidas com inscrição no CNPJ e sem personalidade jurídica.
5. Princípio da Responsabilidade Econômica
Trata-se de qual regime a empresa adota para analisar suas movimentações financeiras. Segundo Borges, o regime de caixa analisa a empresa pelo que entrou e saiu independente se foi no período esperado ou não. Uma importância desse regime é a visualização do capital que a empresa possui realmente e um problema dessa visão de caixa e que não se consegue aferir o resultado operacional real da instituição. De acordo com o mesmo autor, o regime de competência analisa as movimentações de acordo com o período com que elas deveriam ser concretizadas independente de quanto realmente o foram.
...