Atuarial
Por: LaizaFC • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 639 Palavras (3 Páginas) • 259 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Noções de Atividades Atuariais
NOME | Laíza Fernandes Castro |
RA | 3708633969 |
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Noções de Atividades Atuariais
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido na disciplina Noções de Atividades Atuariais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor Oswaldo Gomes da Silva Junior.
Anhanguera Educacional
2015
Estrutura sugerida para a elaboração do trabalho
- Evolução histórica do Seguro no Brasil;
Conforme a Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, a atividade seguradora no Brasil teve início com a abertura dos portos de comércio internacional, em 1808. A primeira companhia de seguros só deu início as suas atividades em fevereiro de 1808, com objetivo de operar nos seguros marítimos. No início da atividade as leis que regulamentavam eram portuguesas, em seguida, com o advento do código comercial brasileiro o desenvolvimento do seguro foi ainda maior, incentivando o crescimento do ramo.
Em decorrência do progresso do negócio, foram fundadas ao longo dos anos novas empresas, com o intuito de se dedicarem a novos ramos de seguros.
Com a Proclamação da República, a atividade seguradora, em todas as suas modalidades foi regulamentada. A promulgação do Código Civil regulou todos os demais seguros, como o Código Comercial Brasileiro regulamentou o seguro marítimo em períodos anteriores.
Em 1966 foi instituído a SUSEP, afim de ser o órgão fiscalizador das operações de seguro.
- Seguro: definição e características gerais;
Pode-se definir como seguro uma operação onde o segurador recebe dos segurados uma contribuição denominada prêmio, formando assim um fundo por ele administrado tendo como finalidade, assegurar o pagamento pelos danos causados que estiverem discriminados em apólice no momento de fechamento do contrato.
As principais características do seguro são:
Bilateralidade – significa que o seguro traz direitos e deveres para ambas partes.
Onerosidade – significa o envolvimento de interesses financeiros, com intuito de vantagem de segurados e seguradores.
Aleatoriedade – significa a possibilidade de ganho ou perda por parte do contratado e contratante.
Consensualidade – significa que no momento de fechamento do seguro, ambas as partes devem estar cientes dos serviços oferecidos no contrato.
- Seguro de Automóvel: definição e características específicas;
O seguro de automóvel tem como finalidade conceder ao contratante uma garantia de restituição financeira ou reparo pelo próprio bem segurado e resguardar contra danos causados em bens de terceiros em caso de contratação desse benefício.
As principais características dessa modalidade de seguros são:
Franquia – é participação financeira do segurado para reparar os danos parciais causados no veículo. Em caso de perda total do veículo este será restituído sem cobrança de franquia.
Cobertura de Terceiros: este é dividido em danos materiais e corporais com o intuito de financiar o reparo dos veículos de terceiros e indenizar terceiros em caso de fraturas ou invalidez, ficando a critério do contratante a escolha desta opção.
...