Bioquimica
Por: liah28 • 16/4/2015 • Seminário • 251 Palavras (2 Páginas) • 381 Visualizações
A quantidade de colesterol sintetizado (de novo) varia de modo inverso com a quantidade ingerida. Um individua adulto saudável, com dieta contendo baixo teor de colesterol, sintetiza cerca de 800mg de colesterol por dia, que corresponde a cerca de 70% do colesterol total. Os principais órgãos responsáveis pela produção endógena de colesterol são o fígado e o intestino delgado. Como é insolúvel em água e, conseqüentemente, no sangue, para ser transportado na corrente sanguínea liga-se a algumas proteínas e outros lipídeos através de ligações não-covalentes em um complexo chamado lipoproteína. Existem vários tipos de lipoproteínas, e estas podem ser classificadas de diversas maneiras. (VILELA, 2014)
Colesterol HDL é o "bom" colesterol porque altas concentrações dele no sangue estão associadas a um menor risco de ataques cardíacos. O HDL ajuda a remover o colesterol das paredes das artérias. Ele carrega o colesterol das células do corpo para o fígado, para reutilizá-lo, convertê-lo em ácidos biliares ou descartá-lo. Colesterol LDL é o colesterol "ruim" porque altas concentrações dele no sangue estão associadas a um maior risco de doenças do coração. O LDL se oxida e se deposita nas paredes das artérias para iniciar uma doença conhecida como arteriosclerose. Causas do aumento do colesterol.
● Tendências genéticas ou hereditárias.
● Obesidade e atividades físicas reduzidas (entretanto, isso não quer dizer que pessoas magras não possam apresentar alto cindisses de colesterol).
● Problemas com a dieta alimentar. Conseqüências do aumento do colesterol (Hipercolesterolêmica).
● Angina de peito (forte dor no peito, geralmente provocada por obstrução das
...