CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Por: drikajp • 4/11/2015 • Trabalho acadêmico • 406 Palavras (2 Páginas) • 760 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TEMA: 11
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
SÃO PAULO
2015
INTEGRANTES:
FELIPE COSTA DA SILVA RA: C173DI-0
GABRIEL DONATO RA: C0453F-4
TEMA: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
CAIXA ECONÔMICA FEREAL
O que é a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL?
Popularmente conhecida como CAIXA ECONÔMICA ou CAIXA, é uma instituição financeira, sob forma de empresa pública do governo federal, sua sede está em Brasília (DF) e possui filiais em todo território brasileiro.
É integrante do Sistema financeiro nacional, suas decisões são submetidas as disciplinas normativas do ministério da fazenda e é fiscalizada pelo BANCO CENTRAL DO BRASIL.
Para que serve?
A CAIXA ECONÔMICA, tem como principal atividade se fazer presente na vida de milhões de brasileiros, ela atua como empresa pública e prestadora de serviços de natureza social, na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceria estratégica do estado.
Missão
“ATUAR NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO PAÍS, COMO INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, AGENTE DE POLÍTICAS PÚBLICAS E PARCERIA ESTRATÉGICA DO ESTADO BRASILEIRO.”
Constituição!
A Caixa Econômica Federal é regulamentada pelo decreto numero 7.973, de março de 2013, tendo em vista o disposto no decreto-lei numero 759, de 12 de agosto de 1969. Este texto publicado na data acima foi aprovado pela presidente Dilma Rousseff e ministro da fazenda Guido Mantega.
Como funciona?
É uma instituição financeira, funciona como banco, tem conta corrente, poupança, planos de investimento, empréstimos, é a pagadora do bolsa família, a Caixa Econômica Federal é igual à um banco privado, porem é regulamentada pelo governo federal.
Histórico
O banco foi criado em 12 de janeiro de 1861 pelo imperador Dom Pedro II, primeiramente intitulado como Caixa Econômica da Corte, seu objetivo era incentivar a poupança e conceder empréstimos sob penhor, com a garantia do governo imperial.
Esse proposito era diferenciado das outras instituições da época, sendo assim, rapidamente passou a ser procurada pelas camadas sócias menos favorecidas, como por exemplo os escravos, que começaram a procurar a instituição para economizar e assim adquirir suas cartas de alforria, assim a empresa estabeleceu seu foco no social.
...