COMO A CONTABILIDADE PUBLICA PODE AUXILIAR NO CONTROLE DOS GASTOS PUBLICOS?
Por: Leonardo Teodoro • 3/12/2015 • Trabalho acadêmico • 481 Palavras (2 Páginas) • 616 Visualizações
COMO A CONTABILIDADE PUBLICA PODE AUXILIAR NO CONTROLE DOS GASTOS PUBLICOS?
A contabilidade publica ela está diretamente ligada ao controle de gastos públicos, pois ela prevê a receita e orça as despesas, assim não havendo perdas e desequilíbrio por falta de recursos, seu papel e coletar, registrar e controlar os fatos da administração publica, com um foco no patrimônio e suas variações. Através de um orçamento, um sistema de controle interno e externo, e um controle social dos gastos públicos podem ser previstos gastos comeficiência, eficácia e efetividade visando um equilíbrio fiscal.
Os sistemas devem possuir o mesmo objetivo, o controle interno e feito pelo poder executivo, o externo pelo legislativo e o social e feito com participação de cidadãos, para que haja transparência nos respectivos gastos públicos.
INTRODUÇÃO
A construção civil é uma das áreas que mais cresceu no Brasil nesses últimos anos, e quanto mais o país se desenvolve mais há a necessidade deprofissionais engenheiros e uma busca constante por novas tecnologias e utilização de novos materiais e processos que caminhem juntos com a sustentabilidade; Com os recursos naturais cada dia mais escassos a utilização desses materiais se tornam mais indispensáveis a cada dia pois é preciso pensar e avaliar o ciclo de vida dos mesmos e seus efeitos, aproveitar cada vez mais os que reduzem o consumo de energia e de recursos naturais.
Além de tudo, esses materiais precisam ser mais resistentes duráveis e fáceis de serem utilizados, ou seja, Inovação a serviço do meio ambiente, o engenheiro tem de estar sempre atento a todas essas tecnologias para que possa garantir o menor uso possível de todos os recursos disponíveis, e que estes recursos possam ser renováveis depois de a obra pronta e com um custo menor para a natureza.
A grande demanda das cidades e centros urbanos por transporte, alimentação energia e infraestrutura não deixa dúvida de que a sustentabilidade e as novas tecnologias devem andar lado a lado, com o inevitável aumento da população haverá também um grande aumento nas construções civis, por tanto essas novas propostas para engenharia devem ser implantadas já.
A engenharia já vem modificando a forma e as possibilidades para viabilizar as construções pensando no futuro, mas ainda tem muito a fazer para alcançar os resultados necessários. O que vai abrir cada dia mais espaço para os profissionais que tem um pensamento de construção ecologicamente correta e que esteja de olho no futuro e uma forma de garantir isso é estar sempre informado de tudo que há de mais novo e mais sustentável, que promovam a redução de consumo e uma melhora nos processos de construção.
É preciso que a Engenharia esteja cada vez mais ligada em todos estes avanços e que a busca pela sustentabilidade seja incessante, de uma coisa já sabemos a engenharia é imprescindível para o crescimento inclusive econômico então o profissional precisa estar cada vez mais preparado e maleável as mudanças.
...