COMO FALAR EM PUBLICO CONVENCER, IZIDORO BLICKSTEIN
Por: Júlia Eduarda • 25/10/2022 • Projeto de pesquisa • 475 Palavras (2 Páginas) • 94 Visualizações
RESENHA CRITICA FALAR EM PUBLICO CONVENCER, IZIDORO BLICKSTEIN
Em Como Dizer em audiência, Izidoro Blickstein tenta o tempo todo, mostrar que falar bem não é um dom que nasce com o indivíduo mas uma habilidade a ser aprendida na prática, para descrever uma situação muito comum na vida cotidiana, ele diz:
A história de Tacito, gerente da Pakot Equipamentos e Embalagens S.A, que de última hora precisa substituir o vice-presidente na apresentação de um projeto empresarial. O mesmo não está indo muito bem nesta apresentação, pois não estava devidamente preparado comentendo alguns erros comuns nesta situação. Ao longo do livro, o autor descreve técnicas que ajudam a melhorar suas habilidades de comunicação e dicas diferentes de sua postura, na pratica a melhor coisa à se fazer e se comportando em público.
Na primeira parte do livro o autor revela algumas dificuldades que ele teve em falar em público ao longo da vida, por exemplo: A comunicação por meio de um diálogo em uma situação em que as pessoas possuem mais experiências, podendo ser sobre política ou até mesmo algo mais simples. Relembrando também a linguagem coloquial, situação em que as pessoas estão mais descontraídas e dispensa certos tipos de formalidade. A linguagem Coloquial se dá por meio de informalidade, como um bate papo do dia a dia, sem precisar de normas.
Já no próximo capítulo, ele conta a história de Tácito em forma teatral, já criticando o mesmo pela maneira de falar e se expressar em público, diante a apresentação de substituição de seu superior. Ele dita também que o medo de falar em público e um dos principais vilões para os palestrantes, uma de suas estratégias para que isso não ocorra, é o planejamento. Alguns métodos pesquisados são: preparar-se para imprevistos, pensar em recursos necessários, articular-se bem e pedir feedback ao público.
Izodoro fala sobre a persuasão. Para persuadir o público, ele determina algumas condições que devem ser seguidas: ter convencimento e segurança do que está sendo falado; manter um bom relacionamento com a plateia e algo muito importante, pois precisamos atrair a atenção de todos e identificar as suas necessidades e expectativas, sendo calmo e usando ganchos para atrair quem está assistindo;
O Autor narra também,o uso da expressão corporal e dialoga sobre recursos audiovisuais. E importante expressar-se bem de forma clara e mais adequada para atrair o público, além de mostrar também a importância de uma boa pronúncia. Com imagens, pode-se ver também a melhor forma de se posicionar e de se expressar com o corpo, por exemplo o power pont.
falando inclusive das roupas a serem usadas, para uma melhor apresentação.
Por ultimo, neste capítulo ele trata também do uso de recursos audiovisuais,
dando dicas de como montar slides que sejam atraentes e que de fato
complementem a apresentação.
No capítulo seis, o autor fala sobre o estilo da apresentação, ou a forma
como exprimir as ideias
...