COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Por: 9807 • 11/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.500 Palavras (14 Páginas) • 244 Visualizações
Centro de Educação à Distância
POLO UNICINT - Escola Nova Pedagogia
Curso de Ciências Contábeis
Competências Profissionais
ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas
Tutora à Distância:
Maio / 2015
Introdução
A importância do estudo sobre competências profissionais nas organizações traz diversas vantagens para as organizações, como por exemplo, o aumento da produtividade no ambiente de trabalho, a satisfação no trabalho, à motivação, entre outras. Desta forma, a competência profissional nas organizações permite um avanço para o desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e atitudes dos profissionais na busca da qualidade e produtividade no ambiente de trabalho. Desta forma, o “saber fazer” dos profissionais por mais simples e previsíveis que sejam, exige também o “saber” e o “saber ser” capazes de pensar e atuar com qualidade e produtividade. Nesse sentido, é necessário que se promova uma discussão quanto às competências profissionais, pois, além da formação técnica, a preparação dos profissionais focaliza para um novo olhar sobre o trabalho nas organizações (BACKES, 2004). Nesse contexto é válido questionar: Quais as competências profissionais necessárias para aumentar a produtividade nas organizações? O objetivo geral deste trabalho é mostrar a relevância e importância das competências profissionais nas organizações. Seguido dos objetivos específicos que são: compreender a competência; e compreender as competências profissionais nas organizações. Para o cumprimento desses objetivos, utilizou-se apenas uma metodologia estruturada em uma abordagem teórica sobre o estudo da competência profissional nas organizações. A escolha desse tema justifica-se pela necessidade das organizações apresentarem dificuldades em encontrar o profissional certo para a empresa certa. Para realização desta revisão de literatura, utiliza-se um modelo de análise construído no referencial teórico para o levantamento de informações pertinentes ao tema proposto. Este trabalho está estruturado em quatro seções. Na primeira seção, encontra-se a presente introdução com a contextualização e formulação do problema de pesquisa, os objetivos e a estratégia metodológica. Na segunda seção é apresentado o referencial teórico sobre o tema abordado. Trata-se especificamente dos conceitos de competência e competência profissional nas organizações.
Sumário
Etapa 1
Esta atividade é de suma importância, pois iremos praticar e observar as oportunidades de mercado.
Após pesquisarmos informações, decidimos o que segue:
Passo 1
Decidimos entre o grupo, atuar na área de Engenharia Civil e Elétrica.
A estratégia de segmento de mercado com vantagem competitiva para Construção Civil e Elé-trica de pequeno porte na região de Cuiabá – MT.
Passo 2
Analisamos o mercado atual no setor de Engenharia Civil e Elétrica, e decidimos explorar esse segmento, passando a sermos um grupo de empreendedores.
Passo 3
Pesquisamos oportunidades de mercado por meio de análise macro ambiental, e eventuais ameaças sobre esse setor.
Passo 4
As empresas bem sucedidas têm uma visão clara do ambiente interno e externo de seus em-preendimentos.
O macro ambiente é composto por variáveis que se diferem entre si, em que os elementos mais gerais e de influência externa são os que possuem maiores potencialidades e afetam as decisões estratégicas das empresas. O macroambiente divide-se em: ambiente econômico, político-legal, sociocultural, tecnológico e natural.
Quanto à metodologia, a pesquisa classifica-se como qualitativa, do tipo descritivo, sendo um estudo de caso. Para a coleta dos dados, utilizaram-se visitas técnicas em empresas, além de entrevistas não estruturadas como os gestores e demais colaboradores acompanhada de uma pesquisa documental.
No ambiente econômico, os fatores que mais afetam a empresa são: reajuste de preços de materiais, máquinas, caminhões e equipamentos, mão de obra direta e indireta, já que a em-presa trabalha com contratos de prestação de serviços se estes fatores aumentarem seus valores à mesma poderá ter prejuízos.
Em relação ao ambiente político-legal qualquer alteração nesse meio afeta suas atividades, considerando o fato de que a empresa também vai trabalhar através de licitações públicas, e esses órgãos são regidos por normas governamentais.
Já variável sócio cultural, não influencia a empresa estudada porque a mesma ao trabalhar com licitações públicas não sofre com variáveis sócio-cultural.
O estudo justifica-se pelo fato de que uma análise ambiental faz-se necessária frente à neces-sidade das empresas situarem-se no meio em que estão inseridas a fim de identificar seu po-tencial e o que precisa ser melhorado para otimizar seus resultados
A respeito da variável natural, existe na empresa uma preocupação com o meio ambiente, tendo um cuidado especial em todas as obras quanto a “sobras” de matéria prima. Para isso, busca não desperdiçar materiais e sempre que realiza um serviço, procura deixar o local limpo e sem resíduos que acarretariam em poluição.
Passo 4
Os grandes aglomerados urbanos, que ocorrem nas diversas regiões do país, são responsáveis pelo surgimento de uma série de serviços que visam proporcionar a manutenção e melhoria da qualidade do espaço onde as pessoas vivem e se relacionam. A falta de tempo, imposta por uma rotina diária de alta velocidade, possibilita que o negócio de serviços de pequenas obras da construção civil experimente índices excelentes de crescimento em todo o país. Apesar da grande demanda, atividades formalizadas de reparos de imóveis residenciais
...