CONTABILIDADE INTERNACIONAL
Por: marilllia095 • 19/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.230 Palavras (9 Páginas) • 280 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE SERTÃOZINHO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE INTERNACIONAL
PRIMEIRA E SEGUNDA ETAPA DA ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
[pic 1]
SERTÃOZINHO
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.........................................................................................................02
1.APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS..........................................03
2.PRINCIPAIS REGRAS PARA MENSURAÇÃO DE ESTOQUES ...................................04
3.BALANÇO PATRIMONIAL EXCELSIOR ALIMENTOS S.A..........................................05
4.AS TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS NAS COMPANHIAS ABERTAS..06
5.CONCLUSÃO.........................................................................................................07
REFERÊNCIAS..........................................................................................................08
INTRODUÇÃO
A contabilidade internacional tem como foco construir um ponto comum entre os relatórios financeiros elaborados por contextos de outros países e definir métodos de adaptação aos padrões internacionais a partir da contabilidade local. É muito importante para o Brasil, pois possibilita informações importantíssimas sobre o mercado econômico.
Nos dias atuais adotam-se novos padrões da contabilidade brasileira isso faz com que as empresas terão de ajustar os seus balanços às normas internacionais de contabilidade, essas regras devem ser adotadas nos empresas de médio, pequeno e grande porte.
Porém os padrões a serem adotados são os emitidos pelo IASB, que se pronuncia através das IAS/IFRS, que são um conjunto de normas, em que o país adotou com o intuito de globalizar a contabilidade, buscando maior transparência e credibilidade nos demonstrativos contábeis.
- Apresentação das demonstrações contábeis.
Para os auditores, tem como objetivo obter opiniões sobre as demonstrações contábeis, sendo assim de uma forma ética, e a auditoria deve ser elaborada com intuito de obter segurança, de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante. Na avaliação de risco o auditor considera os controles internos relevantes para a elaboração e adequada apresentação das demonstrações contábeis da companhia, sendo assim planejada e organizada antes.
As notas explicativas são partes integrantes das demonstrações contábeis visam fornecer as informações necessárias para esclarecimento da situação patrimonial, ou seja, de determinada conta, saldo ou transação, ou de valores relativos aos resultados do exercício, e para menção de fatos que podem alterar futuramente tal situação patrimonial. Como vimos no relatório da empresa Excelsior apresentou informações sobre as demonstrações financeiras e das práticas contábeis da empresa, divulgou as informações exigidas pelas práticas contábeis adotadas no Brasil, os ajustes de exercícios anteriores etc.
Conforme o relatório a IAS 1 Presentation of Financial Statements exige que a entidade apresente, na demonstração das mutações do patrimônio líquido, todas as alterações nele atribuíveis aos proprietários e se aplica a todas as entidades que necessitem, ou não, de preparar demonstrações consolidadas. As mutações atribuíveis a participações não controladoras (isto é, resultados abrangentes) devem ser apresentadas numa única demonstração de resultado abrangente ou em duas demonstrações. Componentes do resultado abrangente não devem ser apresentados na demonstração das mutações do patrimônio líquido.
Contudo, não define o reconhecimento, a forma de mensuração e a divulgação de algumas transações específicas e outros acontecimentos, as quais são tratadas noutras normas e interpretações.
Como foi visto na pagina (11) 2- Elaboração e apresentações das demonstrações contábeis, as demonstrações contábeis foram preparadas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, em observância à Lei das Sociedades por Ações - Lei das S.As., considerando as alterações introduzidas através das Leis 11.638/07 e 11.941/09 e os pronunciamentos, interpretações e orientações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC, aprovados por resoluções do Conselho Federal de Contabilidade - CFC, e normas da Comissão de Valores Mobiliários - CVM.
Portanto, todas as organizações devem seguir as normas contábeis, para obter resultados positivos, e trabalhar corretamente perante a lei, os profissionais da área devem-se atentar às alterações legais e aplicá-las o mais brevemente possível, para que a qualificação dos serviços e a valorização profissional da classe contábil.
- Principais regras para mensuração de estoques.
Os critérios e práticas estabelecidos neste pronunciamento são aplicáveis na contabilizarão e apresentação dos estoques, exceto quando outro pronunciamento venha a requerer ou a permitir tratamento contábil alternativo ou diferente.
Uma questão fundamental na contabilização de estoques é o valor de custo a ser reconhecido como um ativo e transportado para exercício futuro, até que as receitas relacionadas sejam reconhecidas. Esta norma fornece uma orientação sobre a determinação de custo e seu reconhecimento subseqüente como uma despesa, incluindo qualquer redução ao valor líquido realizável, ela também fornece uma orientação sobre os métodos de custo que são usados para atribuir custos aos estoques.
Pode – se dizer que os custos de transformação de estoques são diretamente relacionados com as unidades produzidas, os custos indiretos fixos de fabricação às unidades produzidas devem ser baseados na capacidade normal de produção, e os custos indiretos variáveis são aqueles que variam diretamente com a produção. Outros custos que não de aquisição nem de transformação devem ser incluídos nos custos dos estoques somente na medida em que sejam incorridos para colocar os estoques no seu local e na sua condição atuais.
...