CONTABILIDADE INTERNACIONAL
Por: IRIS100 • 11/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.439 Palavras (6 Páginas) • 1.352 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS- CCSA
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
NOME: MARIA IRISMAR DE SOUSA ROCHA
PROFESSOR: FRANCISCO JOSÉ
7º PERÍODO
CONTABILIDADE INTERNACIONAL (TD)
JUNHO – 2015
SOBRAL - CE
ATIVIDADE
- Qual a definição de Contabilidade Internacional?
É uma ciência que tem por intuito construir um ponto comum entre os relatórios financeiros elaborados por contextos de outros países e definir métodos de adaptação aos padrões internacionais a partir da contabilidade local. É importante na medida que existe a necessidade dos países adotarem normas contábeis internacionais, a fim de minimizar os diferentes critérios e práticas adotados por cada país para reconhecer e mensurar cada transação efetuada entre companhias de diferentes países.
- Que fatores justificam a necessidade do seu estudo e a adoção dos seus ensinamentos, por parte dos profissionais da contabilidade?
A grande quantidade de mudanças resultantes da adoção dos padrões contábeis internacionais exige alto grau de conhecimento e busca por atualização por parte desses profissionais, pois a qualidade da educação do profissional contábil tem significativo impacto na qualidade e no tipo de informação que presta. Essas que ao final servirão para tomadas de decisões e para esclarecimentos aos seus usuários internos ou externos. Com a adoção das normas internacionais, o contabilista terá que levar em conta fatores mais abrangentes.
- O que significa convergência e harmonização e quais os principais tipos de dificuldades encontradas pelos países para a concretização dessas aspirações, no contexto da contabilidade?
Convergência é o processo que busca um acordo entre os padrões contábeis internacionais, mediante um conjunto comum de princípios, preservadas as particularidades de cada país. A Convergência visa eliminar as diferenças entre as normas emitidas pelos diversos órgãos contábeis.
A Harmonização contábil pode ser entendida como o processo pelo qual diversos países, a partir de um consenso, buscam a compatibilidade das normas contábeis, preservando as particularidades e características de cada região, está associada à adequação das normas a nível internacional, permitindo comparação. A Harmonização refere-se ao alinhamento, consistência e coerência das normas e práticas contábeis.
Alguns exemplos de dificuldades da implantação são: o nacionalismo, o ordenamento jurídico, a estrutura de financiamento e a normatização contábil.
- O que tem sido feito para que a convergência contábil seja algo concreto e não apenas uma mera abstração?
Diversos órgãos internacionais estão envolvidos no processo que busca a
harmonização da Contabilidade entre os países, com competências e atribuições definidas. É tratado como um processo natural, resultante do amadurecimento das relações sociais e comerciais, sendo realizada sem imposição e de forma a não contrariar a Contabilidade enquanto ciência. Vários países já adotaram as normas internacionais de Contabilidade emitidas pelos respectivos órgãos.
Outros países, no entanto, buscam medidas para a adoção de tais normas.
Para acompanhar o processo de Convergência Contábil, o Brasil se estruturou por
meio do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) , criado através da Resolução do Conselho Federal de Contabilidade.
- O que são os IRFS e qual é a instituição internacional encarregada de cuidar desse assunto?
IFRS é uma sigla inglesa que significa International Financial Reporting Standards, traduzida para o português quer dizer: Normas Internacionais de Informação Financeira.
As IFRS’s são um conjunto de internacionais de contabilidade emitidas e revisadas pelo IASB- International Accounting Standards Board, que visam uniformizar os procedimentos contábeis e as políticas existentes entre os países, melhorando a estrutura conceitual e proporcionando a mesma interpretação das demonstrações financeiras.
O IASB (International Accounting Standard Board) é o órgão que tem como uma de suas atribuições a promoção da convergência das normas contábeis em nível internacional.
- No Brasil, quais as entidades que se pronunciam sobre as Normas e Procedimentos Contábeis? (fale resumidamente sobre cada uma e seus respectivos papéis)
CFC- Conselho Federal de Contabilidade- É uma autarquia especial corporativa dotada de personalidade jurídica de direito público. Criado e regido por legislação específica, o Decreto-Lei n° 9.295, de 27 de maio de 1946, o CFC possui estrutura, organização e funcionamento regulamentados pela Resolução CFC n° 1.370, de 8 de Dezembro de 2011, que aprova o Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade. Tem como principal finalidade orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade.
IBRACON- Instituto dos Auditores Independentes do Brasil- Foi criado em 13 de Dezembro de 1971. O Ibracon surgiu da união e dois institutos que congregavam contadores que trabalhavam com auditoria independente: o Instituto dos Contadores Públicos do Brasil(ICPB) E O Instituto Brasileiro de Auditores Independentes(IBAI) que se uniram para a obtenção de uma melhor estrutura e representatividade em benefício da profissão. Assim foi criado o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil(IAIB), atual Ibracon. Sua finalidade é o fortalecimento da profissão no Brasil e das estruturas de mercado.
...