CONTROLE INTERNO: Instrumento de apoio a gestão pública municipal
Por: nathy2121 • 17/8/2018 • Artigo • 2.899 Palavras (12 Páginas) • 266 Visualizações
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANTA TEREZINHA
- FACULDADE DE CIÊNCIAS DE TIMBAÚBA – FACET
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MARIA NATÁLIA DA CRUZ MELO
CONTROLE INTERNO: Instrumento de apoio a gestão pública municipal
Timbaúba
2018
MARIA NATÁLIA DA CRUZ MELO
CONTROLE INTERNO: Instrumento de apoio a gestão pública municipal
Projeto apresentado para avaliação da Disciplina Metodologia da Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso I, do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências de Timbaúba, como requisito parcial para obtenção da nota da 1° unidade.
Orientadora Professora: Ana Claudia Cavalcanti de Araújo
Timbaúba 2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 Justificativa 3
1.2 Formulação do problema 3
1.3 Objetivos 4
1.3.1 Objetivo Geral 4
1.3.2 Objetivos Específicos 4
1.4 Formulação de Hipótese 4
2 EMBASAMENTO TEÓRICO 4
2.1 Gestão Pública 4
2.2 Controle Interno 5
2.3 A importância do controle interno para a gestão pública municipal 6
2.4 Objetivos do controle interno no gerenciamento dos serviços
públicos municipais 8
3 METODOLOGIA 10
4 CRONOGRAMA 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
- INTRODUÇÃO
- Justificativa
Com tantas mudanças significativas no decorrer dos anos em que diz respeito ao fortalecimento e moralização dos órgãos públicos, a sociedade passou a exigir maior transparência em todos os atos dos gestores públicos, esta luta pela transparência levou a uma necessidade de se criar mecanismos de controle para fiscalização e meios que permitissem a maximização dos recursos. Tudo isso ficou mais fácil com um sistema de controle interno eficiente contribuindo para a confiabilidade dos dados apresentados pelos gestores.
Na Gestão pública municipal o controle interno passou a ser indispensável para garantir que os objetivos sejam cumpridos e as metas alcançadas de forma eficiente e eficaz, oferecendo transparência na aplicação dos recursos, buscando no decorrer da gestão atuar corrigindo e prevenindo a ocorrência de fraudes, desvios e desperdícios.
Dessa forma é importante um estudo para apontar o controle interno como instrumento de apoio a gestão pública municipal evidenciando que a sua missão é fornecer aos gestores de todos os níveis, informações para tomada de decisão, permitindo maior qualificação e bom desempenho nos serviços públicos.
1.2 Formulação de Hipótese
O controle interno contribui de forma eficiente na gestão dos serviços públicos municipais?
1.3 Objetivos
1.3.1 Objetivo Geral
Analisar o papel do controle interno como instrumento que proporciona auxílios para assegurar o bom gerenciamento dos serviços públicos municipais.
1.3.2 Objetivos específicos
- Conceituar Gestão Pública.
- Fundamentar controle interno.
- Relatar a importância do controle interno para a gestão pública municipal.
- Mostrar as finalidades do controle interno na gestão dos serviços públicos municipais.
1.4 Formulação de Hipótese
O sistema de controle interno adequado avalia e fiscaliza a gestão pública, ele subsidia o gestor com informações precisas, confiáveis e seguras para tomada de decisões necessárias ao bom funcionamento dos serviços públicos municipais.
2 EMBASAMENTO TEÓRICO
2.1 Gestão Pública
A Gestão pública é responsável pelo desenvolvimento urbano e econômico de uma cidade, é a capacidade de fazer o que precisa ser feito”. Em uma gestão pública não se pode esquecer a capacidade de se atentar e permanecer no posicionamento da organização planejada, para que assim, a missão possa ser cumprida. Conforme define Chaves:
A gestão pública consiste na execução organizada de uma série de atividades meio e atividades fim dos órgãos e entidades que integram a Administração pública, com o objetivo de atender de forma satisfatória a prestação de serviços indispensáveis a sociedade. (CHAVES, 2009, p.31)[pic 1]
Deste modo, a gestão opera com o objetivo de potencializar os serviços gerados pela administração pública, levando em consideração os fatores internos e externos que podem afetar os seus resultados. Uma boa organização na gestão pública está relacionada a uma alta capacidade de gestão, que por sua vez, relaciona-se com a “melhor relação entre recurso, ação e resultado”.
...