CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Por: Juciane.Nunes • 4/5/2019 • Projeto de pesquisa • 2.772 Palavras (12 Páginas) • 118 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
POLO: JACAREÍ
5° SEMESTRE
JUCIANE CAVALCANTI BUENO NUNES RA 5048593486
NATHANY SANCHES RUMP RA 5048593475
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS: DISCIPLINAS NORTEADORAS: CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO; CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO; CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA; GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE CUSTOS; LABORATÓRIO DE GESTÃO CONTÁBIL; LEGISLAÇÃO SOCIAL; TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA.
TUTOR A DISTÂNCIA: FERNANDA BUENO GRIZOS DE CARVALHO
JACAREÍ/SP
2018
Sumário
Introdução3
- Margem de contribuição e lucro.....................................................................................4
- O que é Fluxo de Caixa...............................................................................................5
- Como fazer a projeção de fluxo de caixa..............................................................5
- Resultados para a empresa..................................................................................5
- Modelos de Fluxo de Caixa..................................................................................6
- ICMS..........................................................................................................................9
3.1 Alíquota praticada nas indústrias de informática de São Paulo.............................9
3.2 Benefício Fiscal.....................................................................................................9
3.3 Arrecadação de ICMS no Estado de São Paulo....................................................10
- Regra de repasse de Tributos de ICMS para os Estados....................................................................................................................12
- Convenção Coletiva Sinaees.....................................................................................15
- Bibliográfia..............................................................................................................16
Introdução
A empresa VIRTUALMOB identificou que sua concorrência vem crescendo, e percebeu a necessidade, de uma orientação para gestão financeira.
Neste relatório, mostraremos a importância desta gestão acompanhada com ferramentas práticas e simples, para o acompanhamento da saúde financeira da empresa, se vale ou pode investir em novos pedidos avaliando seus custos.
1. Margem de contribuição e lucro
Margem de contribuição por unidade:
[pic 2]
Mix de produtos que maximiza o lucro:
[pic 3]
Mesmo com o limite das horas máquina disponíveis e tendo que remodelar sua estrutura de produção , é vantajoso aceitar o novo pedido pela rentabilidade que ele irá trazer para a empresa com isso estará no ponto de equilíbrio pela margem de contribuição.
- O que é Fluxo de Caixa
O fluxo de caixa é uma ferramenta gerencial, é construído com base nas informações das entradas: receitas de vendas de produtos, receitas não operacionais, empréstimos, entre outros, saídas: (despesas, pagamentos de colaboradores e fornecedores, compras, pagamento de dívidas, tributos, e por fim, saídas extras, de maneira categorizada para facilitar a análise de cada setor. Todos os dados reunidos lá são informações e ocorrências passadas, ou seja, acontecimentos que já foram contabilizados.
Já a Projeção de Fluxo de Caixa, tem a mesma estruturação, porém é a feito com base na estimativa de entradas e saídas de dinheiro que afetarão o caixa da empresa. Estas estimativas podem ser feitas de diversas formas, mas em geral consiste na análise de dados passados e projeções de cenários futuros.
2.1 Como fazer a projeção de fluxo de caixa
Em termos práticos, tudo começa com a criação de uma boa planilha ou com o investimento em uma ferramenta de gestão financeira. Aposte na tecnologia.
Independente das particularidades de análise de cada empresa é fundamental que a Projeção de Fluxo de Caixa esteja dividida em pelo menos três grandes grupos que vão facilitar a compreensão do que a empresa tem, quanto ela ganha, o que ela gasta, quanto tem para investir e quando pode investir:
• Atividades Operacionais: é o que mantém a empresa funcionando. É neste grupo que estarão as receitas das vendas de mercadorias e serviços, os custos de produção, as despesas de venda e administração. Desde a compra de matéria-prima e gastos com transporte até o pagamento de funcionários e a energia elétrica. É aqui que estará o dia-a-dia do negócio.
• Atividades de Investimento: neste grupo é onde devem aparecer todas as movimentações referentes a investimentos, como a compra de bens para empresa (computadores, móveis, máquinas, equipamentos, veículos, etc.) e também investimentos financeiros (aplicações), se for o caso.
• Atividades de Financiamento: por fim, neste grupo devem ser listadas todas as entradas e saídas provenientes de atividades de financiamento, como pagamento de juros e amortização de empréstimos bancários.
2.2 Resultados para a empresa
• Organização: o primeiro resultado é uma melhor ordenação e sistematização das informações internas e externas.
• Revisões e aperfeiçoamentos: a avaliação de tendências ajuda a perceber erros e falhas que ocorrem no presente, antes mesmo que os resultados negativos apareçam.
• Oportunidades: com um bom entendimento da projeção, os gestores têm a chance de alocar melhor os recursos da empresa e destiná-los aos setores certos, além de identificar oportunidades do mercado. planejar a compra de novos equipamentos, desenvolver novos produtos e serviços, melhorar a infraestrutura, entre outros.
2.3 Modelos de Fluxo de Caixa
Em um Sistema Financeiro toda alimentação de entrada, saída e despesas, são alimentadas automaticamente. As notas de entrada são importadas por uma conexão com a SEFAZ, alimentando Cadastro de Fornecedores, estoque e contas a pagar (a vísta ou parcelado). Alguns sistema realizam a emissão de NFS-e, NF-e e CF-e.
...