CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
Por: solangelima11 • 27/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.620 Palavras (7 Páginas) • 281 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
SERVIÇO SOCIAL 4º SÉRIE
PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
ALINE CRISTINA MARCHIORI RA 377536
aline.aline79@hotmail.com
AMANDA PEREIRA RA402016
amanda.pereira10@gmail.com
SOLANGE LIMA DA SILVA RA 377577
solysi@hotmail.com
PROF.º HELENROSE A. DA S. PEDROSO COELHO
AMERICANA, 01 DE OUTUBROO DE 2013.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
ALINE CRISTINA MARCHIORI
AMANDA PEREIRA
SOLANGE LIMA DA SILVA
PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
Trabalho acadêmico de Psicologia Social e Serviço Social apresentado ao curso de Serviço Social da área de Psicologia pela Universidade Anhanguera – Uniderp.
Prof.º Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
AMERICANA
2013
INTRODUÇÃO:
Esse trabalho vem mostrar um relato político e social na cidade do Rio de Janeiro que mostra o trabalho em grupo dos policiais do BOPE, que tenta resolver os conflitos sociais existentes na favela, com base na corrupção e no tráfico de drogas.
A REALIDADE SOCIAL RETRATADA NO FILME TROPA DE ELITE
Com base no filme Tropa de Elite, citamos os conflitos: corrupção e o tráfico de drogas, onde retrata a realidade e nos faz ver os pontos críticos de um grupo, fazendo-nos refletir sobre as ações a serem tomadas para garantir a segurança necessária a toda sociedade, assim a Psicologia Social vem mostrar a conexão existente entre diversos grupos, com o objetivo de inserir um individuo oposto ao grupo social. A partir desse enfoque podemos dar início a uma análise do filme descrevendo assim todo um processo de cultura, entendimento, ações e conflitos.
Cultura é um processo de diversos valores morais éticos, que nos guiam no decorrer do nosso comportamento social, é um conjunto de atividade, modos de agir, costumes e conhecimento de um povo, uma maneira onde o homem se adapta ao modo de existência transformando a realidade. Um processo de evolução contínuo, diverso e rico. É o crescimento de um grupo social, uma comunidade, uma nação, esforço coletivo para garantir valores espirituais e materiais, onde caracterizam um grupo étnico ou uma nação (costumes, rituais, vestuário, língua, religião, culinária, etc.), estando em constante transformação.
Dentro da cultura existe o que nos leva a socialização, onde se inicia quando nascemos, e no decorrer da nossa evolução estamos aptos a aprender e adquirir cada vez mais o amplo sentido da cultura.
Na cultura podemos citar as manifestações culturais, que é sem dúvida a maneira do ser humano expressar o seu interior, o que deseja, o que pensa, buscando constantemente o novo e importantes modificações em prol da vida. Existem várias formas de se expressar como, na literatura, na dança, na TV, na música e etc. Assim as manifestações apresentadas no filme Tropa de Elite, citamos a revolta de um grupo de pessoas da mesma classe social, protestando contra a violência, indignados pelo fato de dois amigos terem sido executados no morro pelo comando do tráfico, e o treinamento para os policiais militares no Curso de Operações Especiais do BOPE, mostrando o tipo de cultura e forma de expressão necessária para intervir contra o comando do tráfico.
Em relação às duas manifestações citadas, fica claro que o cidadão tem o poder, a voz social e consequentemente a responsabilidade dos seus atos, com o intuito de focar no seu principal objetivo.
Vivemos em uma sociedade onde fazemos parte de diferentes grupos sociais , é no meio da interação com os outros que surgem os conflitos.
Conflito é uma tensão que inclui pessoas ou grupos quando existem a propensão ou interesses não compatíveis. Os conflitos podem ser de ordem cultural, religiosa, política, econômica ou ideológica. Ao analisar o filme, podemos contextualizar alguns conflitos existentes dentro dessa dramaturgia como, o conflito familiar existente entre o capitão do BOPE e sua esposa, aonde ela queria que o seu marido saísse do Batalhão, pois estava grávida e o capitão por sua vez não poderia sair sem antes achar um substituto, esse dilema estava o deixando sob forte stress. O tráfico de drogas no comando da favela, transgredindo a lei e batendo de frente com o BOPE, pois o Batalhão de Operações Especiais foi criado para intervir na guerra contra o tráfico quando a polícia convencional não consegue dar jeito, no BOPE não entra policial corrupto, para eles missão dada é missão cumprida. A corrupção dentro da polícia militar, é grande e generalizado, pois recebem “arrego” dos traficantes para fechar os olhos diante das atividades ilícitas exercidas no morro, aliviando assim o tráfico de drogas, o “arrego” do jogo do bicho, comerciantes tendo que pagar propina para ter uma viatura da PM na frente do seu estabelecimento para garantir a segurança, o próprio soldado da PM tendo que pagar para o sargento se o mesmo quisesse tirar férias, sendo que é um direito garantido pela Constituição. O conflito de um estudante em cursar direito ou ser policial do BOPE, uma escolha difícil, pois para ele policial e advogado tinham a mesma missão na vida, defender a lei.
A Psicologia Social nos revela o quanto é importante às ações públicas para solucionar os conflitos, pois vivemos em uma sociedade dentro de vários grupos diferentes conforme o nosso meio, nossa cultura, nossa realidade, nossas escolhas; e as ações públicas são tomadas para que a sociedade não se perca, para que ela tenha um norte, um direcionamento em manter a ordem, o bem estar social da população, com isso o governo desenvolveu mecanismos de políticas públicas para resolução dos conflitos existentes na sociedade.
...