CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
Por: otahc • 31/10/2018 • Trabalho acadêmico • 5.606 Palavras (23 Páginas) • 118 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR (PIM)
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
BRUNA DE ALMEIDA – D3247F-3
KAREN KATHELEEN R. DA ROCHA – D33CAD-6
THAIS DE OLIVEIRA SANTOS – D379JB-8
AMBEV
PIM III
SÃO PAULO
2018
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR (PIM)
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
BRUNA DE ALMEIDA – D3247F-3
KAREN KATHELEEN R. DA ROCHA – D33CAD-6
THAIS DE OLIVEIRA SANTOS – D379JB-8
AMBEV
PIM III
SÃO PAULO
2018
Resumo
O presente trabalho visa apresentar, através de um estudo das características utilizadas na administração também com a pesquisa, verificar como a organização trabalha dentro do seu segmento sua política e estratégias. Para embasar o trabalho foram utilizados estudos através do site da empresa, dos relatórios anuais, artigos e periódicos buscando identificar as práticas executadas na organização estabelecendo a relação com as teorias estudadas no curso de Gestão Financeira. Nesse contexto, para a análise da gestão empresarial da Companhia Ambev, foi feito um relatório gerencial abordando assim os pontos que discutam a posição da empresa atualmente e como determinada medida a ser tomada que poderá melhorar a sua condição, dentre estas foram feitas sugestões de melhorias no setor de crédito e cobrança da organização, feramente de suma importância para o bom andamento e desenvolvimento frente a concorrência.
Palavras-Chave: Administração; Organização; Crédito e Cobrança.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. EMPRESA 6
3. CRÉDITO E COBRANÇA 7
3.1 Política de crédito para clientes 7
3.2 Forma de cobrança utilizada atualmente pela empresa 8
4. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 9
4.1 Tratamento dos impostos por parte da organização 10
4.2 Classificação fiscal da empresa 11
4.3 Fontes de Financiamento 11
5. ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL 12
5.1 código de ética da empresa 13
6. IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NA ORGANIZAÇÃO. 16
6.1 Crédito e Cobrança 16
6.2 Necessidade da implementação 16
6.3 Tempo para execução do projeto 18
6.4 Custo do projeto 18
6.5 Resultados esperados 18
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
1. INTRODUÇÃO
A Administração Financeira nos últimos anos vem recebendo alguns ajustes, para garantir melhor desempenho dentro das empresas. As responsabilidades dos Administradores Financeiros, sem dúvida são cruciais. Por meio deles é que muitas decisões serão tomadas refletindo, diretamente no resultado da mesma.
O profissional que exercer essa função deve possuir um alto nível de conhecimento e de acordo com Gitman (1978) devem seguir um princípio, o qual diz respeito às ações realizadas na empresa, onde somente serão tomadas se os benefícios adicionais superarem os custos, garantindo um bom resultado. O planejamento financeiro é uma parte importante do trabalho do administrador financeiro, pois fornecem roteiros para atingir os objetivos da empresa.
A competitividade empresarial dos tempos atuais exige que o administrador financeiro valha-se do planejamento financeiro e orçamentário para manter-se no mercado.
O trabalho a seguir é resultado da análise de dados da empresa Ambev, levando em consideração os objetivos propostos pelas disciplinas do semestre Crédito e Cobrança; Planejamento Tributário e Ética e Legislação Trabalhista. No estudo sobre Crédito e Cobrança na empresa foram propostas sugestões de melhorias, buscando assim aperfeiçoar seus processos e garantindo assim a inovação deste sistema.
2. EMPRESA
A Companhia de Bebidas das Américas - AmBev ("Companhia" ou "AmBev"), que trabalha na Fabricação de Cervejas e Refrigerantes com sede em São Paulo, iniciou suas operações em 1o. de julho de 1999, formando-se a partir da fusão de duas antigas rivais do setor. Já ao iniciar suas atividades, passou a ser a terceira maior indústria cervejeira e a quinta maior produtora de bebidas do mundo.
A Empresa divide-se em unidades básicas gerenciais subordinadas à gerência de fábrica.
Entre as unidades gerenciais, estão a produção de cerveja, packaging cerveja, produção e engarrafamento de refrigerantes.
Essas subdividem-se em unidades gerenciais básicas (UGB). Por exemplo, packaging cerveja subdivide-se nas UGBs: retornáveis, chopp, lata e longneck.
No Brasil: A empresa possui 13 fábricas mistas, 12 de cerveja, 4 de refrigerante, 3 de matérias-primas (concentrados, rolhas e rótulos), 1 maltaria e a fazenda do guaraná, totalizando 33 fábricas.
...