Cadeia de valor ( Ramo de produção de Roupas ou Camisas T-shirts)
Por: bibiteles • 8/4/2015 • Trabalho acadêmico • 813 Palavras (4 Páginas) • 2.401 Visualizações
CADEIA DE VALORES FUNDAMENTOS DE CUSTOS (Gabrielle Teles de Carvalho)
O trabalho aborda o conceito posto em pratica da cadeia de valores , analisando as atividades de valor de uma produção e confecção de camisas t-shirt ,confrontando-as com o modelo genérico proposto por Porter (1989) , é possível identificar as atividades primárias e as atividades de apoio, construindo assim uma cadeia de valor.
Cada etapa pode ser subdividida e complementada, não deixando a base original que esta dividida em etapas principais , onde as quais são determinado desde a base inicial matéria prima para desenvolver algo ate final que são os consumidores .
Etapas :
- Recolhimento da matéria prima
- O algodão como fonte de base de produção /Chegada na Fabrica
- Deposito de Algodão
- Separação e divisão do algodão para dar inicio ao processo de industrialização da produção de camisa T-Shirt .
- Processo de produção
- Transformação das fibras de algodão
- Processo de Fiação
- Tricotagem e Tingimento
- Recortagem e acabamento
- Distribuição
- Estoque do produto pronto
- Transporte para as redes de varejo
- Lojas
- Produto separado , e arrumado .
- Atrativo para os consumidores
- Colocando o produto a disposição dos consumidores
- Consumidores
- Reconhecimento da necessidade do produto
- Avaliação, Qualidade e Preferencia
- Compra do produto final
A cadeia de valor é composta pelas atividades primárias e de apoio. As atividades primárias referem-se a atividades envolvidas na criação física do produto, sua venda, transferência ao comprador e assistência pós-venda. Dependendo da empresa, irá variar a importância de cada uma dessas atividades para a obtenção de vantagem competitiva. As atividades de apoio são atividades de suporte às atividades primárias e a elas mesmas. As atividades que apoiam as atividades primárias e a cadeia inteira. A infra-estrutura está associada à cadeia de valor inteira (PORTER, 1989).
1º Fase
Recolhimento da Matéria Prima (Algodão)
A matéria prima retirada para o processo de fabricação têxtil é primordial pois é a base de todo processo de industrialização. A matéria prima é o que vem da natureza essa é a grande importância, a transformação, para o uso em nosso beneficio.
São apresentados os processos pelos quais passa o algodão desde que sai das propriedades cotonicultoras, passando pelo primeiro beneficiamento, a algodoeira, de onde vai para os deposito de Algodão que vai para separação e divisão do algodão para dar inicio ao processo de industrialização da produção de camisa T-SHIRT.
2º Fase
Processo de produção(T-shirt)
Nesta fase do processo de fabricação, o algodão em caroço que vai para a fábrica de tecidos sofre a separação para dar inicio a fiação através da fibra, encaminhado à indústria para a transformação . A pluma passa por um processo de limpeza, onde são retiradas as impurezas que vieram da lavoura, essa ação de limpeza é essencial para a qualidade da matéria-prima.
A Transformação das fibras de algodão para o produto final vem a ser através da fiação que é colocado em bobinas para o processo de tricotagem , para uma melhor fixação da cor o processo de tingimento ou seja , colocar de diversas cores é essencial pois é o que ditam a moda , que fazem o marketing visual de escolha para os consumidores e publico alvo.
...