Carlos Alves de brito AMBEV
Por: Andressa Pereira Pedro • 24/9/2016 • Bibliografia • 433 Palavras (2 Páginas) • 1.046 Visualizações
TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E PESSOAL
Carlos Alves de Brito se formou em engenharia mecânica no Rio de Janeiro, trabalhou na Shell Oil e na Daimler-Benze, através de um amigo da família conheceu Jorge Paulo Lemann que lhe fez algumas propostas oferecendo um cargo de gerente de vendas na empresa na qual ele controlava e ainda bancaria seus estudos na Universidade Stanford na Califórnia com a condição de que Brito fizesse o mesmo para outro estudante.
Aos 29 anos formado, Brito passou por vários cargos na área de finanças, operações e vendas, antes de ser nomeado diretor executivo(CEO)em dezembro de 2005, onde ele implementou uma estratégia baseada em corte de custos sendo que demitiu cerca de 1,4mil pessoas, cerca de 6% da folha de pagamento da empresa dos Estados Unidos.
Carlos Brito passa metade do tempo em viagem pelos 25 países em que a AmBev opera. Ele anda sempre com um bloco para anotar ideias que lhe surgem no momento. Quem tem reuniões com ele diz que não pode se limitar a apresentar-lhe problemas que é preciso levar a solução e o plano de ação em mãos ,ele não aceita ouvir desculpas e em usa o método de que o funcionário tem que se trabalhar sob pressão para lhe render resultados. Uma vez por ano, lidera uma reunião de dois dias com centenas de executivos da empresa que estão espalhados pelo mundo, onde o objetivo é premiar aqueles que cumpriram as metas no ano anterior e anunciar as que estão por vir. Durante esses encontros, ele dedica uma hora a repetir alguns dos principais mantras do negócio. Um deles é o que ele designa "cultura de dono de empresa". Quem age como dono, ganha na mesma proporção.
Agora, Brito um milionário que vai de jeans ao trabalho, evita os escritórios e prefere viajar na classe econômica. Na sua vida pessoal também não lhe conhecem por hábitos extravagantes. Além de todos os dias fazer exercícios físicos durante meia hora, ele costuma dizer que, fora do trabalho, dedica todo o tempo livre à família mulher e aos quatro filhos.
Referencias bibliográficas:
- Cristiane Correa, "Aqui a gente não quer executivos", afirma Carlos Brito http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/999/noticias/aqui-a-gente-nao-quer-executivos-afirma-carlos-brito .Acesso em: 20 de abril de 2016.
- http://wikipedia.org/wiki/Carlos_Brito_(empresário). Acesso em: 20 de abril de 2016.
- Redação. "Carlos Brito: O rei da cerveja é brasileiro , viaja de classe econômica e não tem medo de pressão" http://www.digorestenoticias.com.br/carlos-brito-o-rei-da-cerveja-e-brasileiro-viaja-de-classe-economica-e-nao-tem-medo-de-pressao. Acesso em:20 de abril de 2016
- Isabel Dalla."Brasil: No topo do mundo" http://exame.co.ao/brasilno-topo-do-mundo.A cesso em :20 de abril de 2016.
...