Consciência Ética
Por: kanazac • 5/5/2015 • Dissertação • 307 Palavras (2 Páginas) • 282 Visualizações
Para compreender a Consciência Ética, primeiramente é importante entender cada parte desse conceito; Esses pontos de vista facilitam a compreensão do que seria a o termo em sí:
- A Consciência pode ser definida com os seguintes termos: senso, conhecimento, percepção individual de acordo com seu psicológico.
- Já a Ética parte dos princípios de conduta humana como por exemplo seus hábitos, costumes culturais e individuais, sistema de normas morais e valores que trazem a convivência social, o que cada ser considera bom ou mau, sua forma de comportamento e pensamento.
Fica claro que a Consciência Ética em sí é a convicção do que cada índividuo considera certo ou errado de acordo com conceitos criados pela consciência.
Ao entendermos o conceito de Consciência Ética, fica claro que para viver em sociedade, a Consciencia Ética é diariamente trabalhada por cada individuo, mesmo que despercebidamente.
Desde os primordios da humanidade o homem necessitou sobreviver em grupos ou em sociedade e em cada época foi criado padrões de comportamento como justiça, honestidade, responsabilidade, lealdade e respeito de acordo com os valores estabelecidos na sua cultura.
Na Sociedade atual alguns padrões foram corrompidos, substituidos o foram deixados de lados. Isso por que a Ética , para alguns, passou a não ser mais um dos príncipios básicos para convivencia com o próximo, além do que, o indívidualismo unido com o capitalismo social tornou-se para muitos mais importante do que qualquer consciência pré-concebida.
"A consciência ética é a capacidade de distinção entre o bem e o mal para si mesmo, um juízo em relação aos erros e acertos, que pode ser formulado a partir de critérios adquiridos pela pessoa ao longo de sua vida. Deve-se, para a sua formação, buscar e zelar pela manutenção da verdade; compreender e refletir sobre os fatos; superar elementos negativos, como a precipitação, a negligência, a preguiça e a má-fé."
...