Contabilidade Etapa n°3 – Passo 3
Por: tiagolili • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 406 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
ATPS – Contabilidade
Etapa n°3 – Passo 3
Pontos relevantes sobre conceito e avaliação dos estoques
ESTOQUES: Itens de bens destinados a comercialização, produção, manutenção, uso e consumo dentro de uma entidade. Dentro das empresas comerciais, a conta estoques de mercadorias é o Ativo circulante de maior valor, pois nele encontra-se o objeto da entidade, nas empresas industriais. Nas empresas industriais os estoques são divididos em matéria-prima, insumos,materiais auxiliares, produtos em elaboração e produtos acabados, são analisados de duas maneiras de acordo com a necessidade das empresas, são eles:
Inventário periódico: São feitos levantamentos de estoques periodicamente através da contagem das unidades.
Inventário permanente: Controla efetivamente no dia-a-dia.Todas as operações de entrada e saída.
Método de apuração de estoques
P.E.P.S.(Primeiro que entra, primeiro que sai) ou F.I.F.O.(First in, first out) : As primeiras mercadorias compradas serão as primeiras vendidas.
U.E.P.S.(Ultimo que entra, primeiro que sai) ou L.I.F.O.( Last in, first out) : As baixas das mercadorias vendidas serão as ultimas compradas.
P.M.P.(Preço médio ponderado) : Será apurado por meio de um media entre os preços de compras e as unidades compradas.
Pronunciamento técnico CPC 16
Objetivo: Determinar a forma de avaliação dos estoques adquiridas para revenda.
Características:
Exige que os estoques sejam mensurados pelo valor de custo ou peo valor realizável, dos dois o menor, descontos comerciais e abatimentos devem ser deduzidos do preço na determinação do custo de aquisição.
Custos de estoques fabricados ou em processo de fabricação ou com as linhas de produção.
A alocação de custos indiretos fixos as unidades produzidas deve ser baseada no volume moral de produção.
Quando a um produto principal e um sub principal, os custos de transformação não separadamente identificáveis devem ser atribuídos aos produtos numa base racional e consistente, conforme o valor da receita de venda de cada produto.
Salários e gastos relacionados com as vendas e com pessoal da administração não devem ser incluídos nos custos do estoques.
Quando da existência de bens não-intercambiaveis, seu custo especifico precisa ser utilizado, no caso de bens intercambiáveis, deve-se usar o custo médio ponderado ou P.E.P.S. .
No caso de obsolência ou danificação dos estoques o custo deve ser substituído pelo valor realizável liquido, obtido a partir do preço de venda estimado deduzido dos custos estimados de conclusão.
Não há redução ao valor realizável liquido de matérias-primas e matérias de consumo.
Estoque são baixados como despesa quando reconhecida a receita a que se
...