Contabilidade Internacional
Por: Mari12 • 1/4/2015 • Relatório de pesquisa • 396 Palavras (2 Páginas) • 456 Visualizações
Introdução
As Normas internacionais de contabilidade foi criada com o objetivo de padronizar os relatórios contábeis.
O estudo deste trabalho tem por objetivo compreender e descrever os principais pontos de divergências entre as normas adotadas no Brasil em relação as adotadas em outros países, evidenciando as práticas contábeis sugerida pelo IASB ( Internacional Accounting Standards Board ).
Para melhor compreensão, analisaremos as demonstrações contábeis da empresa Excelsior Alimentos S.A findas em 31 de Dezembro de 2013, verificando se as demonstrações estão de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade.
Etapa 1
Estrutura Conceitual; IAS1 – Apresentação das DF, IAS8 – Políticas Contábeis e IAS10 – Eventos subsequentes.
Passo 1
NBC T1 – Estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis.
Um dos principais desafios dos contadores de hoje é a adequação das Demonstrações contábeis as Normas internacionais de contabilidade.
Criado no ano de 2001 a Comissão Europeia decidiu adotar as Normas Internacionais de Contabilidade ( IAS – Internacional Accounting Standards ) emitida pelo IASC – Internacional Accounting Standards Committe que passou por uma reestruturação e foi criado o IASB – Internacional Accounting Standards Board.
A padronização das Demonstrações contábeis tornou se importante no Brasil com a inserção de capital estrangeiro no mercado nacional e com a criação da Bolsa de Valores.
A elaboração e a apresentação das demonstrações contábeis são preparadas e elaboradas visando atender as necessidades comuns de informações de um grande número de público que as utilizam para tomar decisões econômicas como:
- Avaliar o desempenho econômico da empresa.
- Avaliar a capacidade de comprar ou vender ações.
- Avaliar crescimento da empresa.
- Determinar a distribuição de lucros e dividendos.
A finalidade da Estrutura Conceitual é estabelecer os conceitos fundamentais para a preparação das demonstrações contábeis, tais como: Auxiliar os usuários na interpretação de resultados, Auxiliar os auditores a formar opinião sobre a conformidade das demonstrações contábeis, auxiliar na elaboração das demonstrações contábeis e na adequação as normas internacionais de contabilidade.
Passo 2
IAS 1 – Apresentação das Demonstrações Financeiras
Essa norma prescreve a estrutura das demonstrações financeiras, com a finalidade de poder de comparação dos demonstrativos financeiros de anos anteriores e também com outras entidades.
Segundo o IAS 1 um conjunto de demonstrações contábeis deve conter:
Balanço Patrimonial
Demonstração do Resultado
Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido
Demonstração do Fluxo de Caixa
Notas explicativas.
Determina também que as informações contábeis sejam presentadas de acordo com algumas características.
...