Contabilidade Internacional
Por: alcimiguel • 14/9/2015 • Trabalho acadêmico • 324 Palavras (2 Páginas) • 311 Visualizações
1. RELATORIO
1.1. Quais os Desafios para o Contador frente à Contabilidade Internacional?
Os desafios para o contador em relação à Contabilidade Internacional são vários e as mudanças a serem feitas são muitas. Os contadores devem passar por processos de mudanças, além de ter que assimilar conceitos totalmente novos. E as informações contábeis podem variar de um país para outro, de acordo com os Princípios de Contabilidade que os governam. O contador também tem que passar por mudanças na tecnologia da informação, implantação de programas e arquivos digitais, além dos desafios da legislação tributária de seu país. Enfim vivemos um momento em que mais do que nunca o contador deve estar consciente da necessidade de se relacionar com outras áreas do conhecimento humano, relacionadas à contabilidade.
1.2. Quais os desafios para as empresas brasileiras?
A regulamentação usada no Brasil é o CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis, por meio das Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC. Em 2007 com a publicação da Lei 11.368/2007 começou a convergência brasileira aos padrões internacionais e em 2009 com a resolução CFC 1.156/2009, as NBCs devem seguir os padrões internacionais contidos nos IRFS publicados pelo International Accounting Standards Board (IASB).
As instituições financeiras a partir do ano de 2010 de acordo com o que estabeleceu o Banco Central juntamente com a CMV, ficarão obrigadas a pulicar suas demonstrações contábeis de acordo como os padrões internacionais. Porém o processo de convergência traz um grande desafio para os contadores e todos os envolvidos que na empresa participam das tomadas de decisões, pois o contador precisar estar qualificado, e não um profissional que serve somente a contabilidade técnica.
A vantagem das normas internacionais de contabilidade que estão sendo adotadas no Brasil é o fato de se tratar de um conjunto completo de normas, tanto para sociedades anônimas de capital aberto e sociedades de grande porte – artigo 3º da Lei 11.638/07 -, como para pequenas e médias empresas, CPC MPE (aprovado pela Resolução n°1.255/09).
...