Contabilidade Internacional
Por: vanessabeani • 27/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.339 Palavras (10 Páginas) • 273 Visualizações
ETAPA 1
Passo 1
História da Contabilidade
A história da contabilidade é tão antiga quanto à história da civilização. Esta ligada as manifestações humanas das necessidades sociais, pois o homem sempre teve disposto a alcançar seus objetivos.
No inicio, o homem se dedicava a caça, após este período o homem passou a se dedicar a agricultura, nesta fase à organização econômica e o direito do uso de terras fez com que o homem deixasse de viver em coletividade e passou a existir o senso de individualidade, pois as pessoas criavam as suas riquezas. Ao morrer, o individuo passava a deixar as suas riquezas aos seus herdeiros, denominando-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores.
A origem da Contabilidade, esta ligada a necessidade de registro de comércio. A atividade de troca e venda pedia o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas e vendas eram feitas através de registros ou relatórios.
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, aumentava a preocupação em saber quanto poderiam render, e a forma mais simples de aumentar suas posses. Foi pensando no futuro, que o homem passou a efetuar os primeiros registros, com a finalidade de conhecer suas verdadeiras possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.
Surgem então, as administrações particulares e a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem registro, para que pudesse prestar contas do que estava administrando.
É importante lembrar, que naquele tempo, não existia crédito, ou seja, as compras. Toda operação de troca ou venda, era efetuada a vista. Posteriormente, passaram a assinalar em ramos de arvores como prova da divida ou da quitação. Mais para frente, o Egito criou o papel e a pena de escrever, facilitando os registros de informações dos negócios efetuados.
Com o passar do tempo, as operações foram ficando mais complexas, e o seu controle se tornou mais refinado. As escritas governamentais da Republica Romana (200 a.c) traziam receitas de caixas classificadas em rendas e lucros, e as despesas classificadas nos itens salários, perdas etc.
Evolução da Ciência Contábil
Podemos resumir da seguinte forma;
Contabilidade do Mundo Antigo: iniciaram-se as primeiras civilizações e vai ate 1202 da era Cristã. A contabilidade já tinha como objeto o Patrimônio.
Contabilidade do Mundo Medieval: Período de 1202 ate 1494, surgiu a Contabilidade por Partidas Dobradas, do Frei Luca Paciolo, ressaltando que a teoria do débito e crédito, corresponde a teoria dos números positivos e negativos. Tornando o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros.
Contabilidade do Mundo Moderno: período de 1494 a 1840, Contabilidade aplicada na Administração. Os empréstimos as empresas comerciais e os investimentos em dinheiro determinavam o desenvolvimento de escritas especiais, que refletissem os interesses de credores e investidores, e ao mesmo tempo, fossem uteis aos comerciantes, com relações aos seus consumidores e empregadores.
Contabilidade do Mundo Cientifico: Iniciou-se em 1840 e continua ate os dias de hoje. Foi criado neste período a calculadora, porem, a ciência da contabilidade ainda se confundia com a ciência da Administração, e o patrimônio era definido como um direito. Francisco Villa ultrapassou os limites conhecidos ate então, e passou a defender a tese que escrituração e guarda livros podem ser feitas por qualquer pessoa inteligente, para ele, Contabilidade é conhecer a natureza, os detalhes, as normas, as leis e as praticas que administram a matéria, ou seja, o patrimônio.
Escola Norte Americana
Inicia-se em 1920, fase de maior valor. Correta interpretação das informações, pesquisas e trabalhos sérios dos órgãos associativos.
No Brasil
Em 1808, as Tesourarias de Fazenda eram compostas de um inspetor, um contador e um procurador fiscal, responsáveis por toda arrecadação, distribuição e administração financeira e fiscal.
Hoje, as funções do contabilista, não se reduz apenas ao setor fiscal, o profissional vem ganhando destaque em outros campos, como Auditoria, Controladoria e Atuarial. São áreas de analise contábil e operacional.
Passo 2
IASB “Quem somos e o que fazemos”
São os procedimentos contabilísticos através de relatórios financeiros, que podem ser visíveis na produção de normas da contabilidade com âmbito internacional. "International Accounting Standards" (IAS) e as "International Financial Reporting Standards" (IFRS).
Fundada em 1973 por nove países – Australia, Canada, França, Alemanha, Japão, Holanda, México, Irlanda e Reino Unido, e com sede em Londres, tem no momento mais de 140 membros (em mais de 100 paises) e 14 membros com poder de decisão sobre as normas.
Sua filosofia de trabalho tem por bases regras baseadas em princípios e regras.
De 1988 a 1994, melhorou a comparabilidade universal das demonstrações financeiras, através da redução de critérios alternativos.
A partir de 1995, período que compreende os esforços desenvolvidos, especificamente com o acordo levado a cabo com a “ International Organization of Securities Commissions”
Surgiu uma colaboração mais estreita entre União Europeia e o IASB. A alteração de maior impacto foi a introdução do regulamento 1606/2002, para empresas cotadas obrigatoriedade de prepararem suas demonstrações financeiras de acordo com a IAS/IFRS.
Esta obrigatoriedade, pretende garantir eliminação de incoerências que pudessem persistir entre os normativos vigentes nos diferentes países da União e o normativo internacional (referencial do IASB)
O Decreto Lei n° 35/2005, de 17 de Fevereiro, passou para a ordem jurídica interna Portuguesa a alteração das Directivas Comunitarias.
Este documento obriga as empresas com valores cotados e dispensa da elaboração da mesma tendo por base o Plano Oficial de Contabilidade ( POC).
Quanto aos efeitos fiscais, impõe que as atividades que desenvolvam organizada de acordo com a normalização em vigor.
Processo de Convergência
...