Controle Interno
Por: lululu1234 • 15/5/2015 • Artigo • 306 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
O controle interno ideal é desenvolvido por todos na organização de maneira harmônica, e o conceito de controle interno é relacionado aos instrumentos adotados por uma entidade para a proteção de seu patrimônio. POrtanto acredito que todos os funcionários que atuam realmente em prol dessa função devem receber a gratificação, e principalmente o sr. Valmir que exerce uma função de suma importância relacionado a segurança, já que garante que não seja qualquer um a ter acesso a organização. Agindo efetivamente conforme o conceito que que devem ser adotados procedimentos que garantam a proteção do patrimônio, a atuação do sr. Valmir tem relção direta com essa questão.
Considerando que o controle interno é uma cadeia de atividades que vislumbram os objetivos empresariais, incluindo diversos níveis de comando e gerenciamento, toda atividade é essencial para o alcance da eficiência. Sem dúvidas, neste caso, o registro da movimentação predial faz parte do controle interno e o Sr. Valmir deve receber tal gratificação. No entanto, se o órgão instituiu que o controle interno é exercido apenas por um setor específico, o Sr. Valmir deve ser excluído de receber tal benefício.
No meu ponto de vista, o resultado do controle interno é de responsabilidade de todos, pois acredito na existência da cadeia de atividades, uma vez que o mau desenvolvimento de uma atividade pode afetar o resultado de outra parte e inclusive do todo. Contudo, o controle do desempenho deve existir pelo próprio funcionário/servidor na execução de suas atividades diárias, como também deve existir o controle por um terceiro elemento. Em outras palavras, o funcionário/servidor deve ser responsável por suas ações e se comprometer com a eficácia dos seus atos, mas a avaliação do cumprimento disto não deve caber somente a este, e sim a um terceiro elemento, que no caso poderia ser uma área específica que haja imparcialmente nesta avaliação.
...