DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Por: barbaralobo90 • 22/9/2015 • Artigo • 7.216 Palavras (29 Páginas) • 206 Visualizações
Bárbara Lobo[pic 2]
Anhanguera Educacional
barbaralobo90@hotmail.com
Deiwd Roges da Silva Neves
Anhanguera Educacional
deiwydroges@hotmail.com
Orientadora
MSc Gisele Alves S. Rocha
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO SICREDI CENTRO-SUL MS[pic 3]
RESUMO
Este trabalho objetiva analisar o entendimento dos associados do Sicredi Centro Sul MS sobre as demonstrações contábeis disponibilizadas no informativo anual. A metodologia empregada foi o estudo de caso, com a técnica de avaliação, quanti-qualitativa. Os resultados mostram que a maioria 74% não entendem as demonstrações contábeis que são publicadas no Informativo anual, também a maioria 64% não visualizaram os critérios utilizados para o rateio das sobras e divisão entre associados especificados na demonstração contábil. Conclui-se que a maioria dos associados não compreendem as estatísticas disponibilizadas e não são capazes de interpreta-las.
Palavras-Chave: Contabilidade; Cooperativa de Crédito; Demonstrativos.
ABSTRACT
This work aims to analyze the understanding of associated Sicredi South Centre MS on the financial statements provided in the annual information. The methodology used was the case study, with the valuation technique, quantitative and qualitative. The results show that most 74% do not understand the financial statements which are published in the Annual Information also most 64% not viewed the criteria used for the apportionment of leftovers and division among members specified in the financial statement. It concludes that most of the members do not understand the available statistics and are not able to interpret it.
Keywords: Accounting; Credit Cooperative; Statements.
- INTRODUÇÃO
As cooperativas de crédito têm como objetivo a ajuda mútua, sem fins lucrativos. O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa de crédito. Em 1996 foram iniciadas as operações bancárias do Banco Cooperativo Sicredi.
A estrutura organizacional é composta por quatro Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A., uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo e suas empresas controladas.
Um dos principais papéis da contabilidade nas organizações é apresentar as demonstrações contábeis de for eficiente. Demonstrações contábeis são relatórios que podem ser de uso externo como de uso interno da organização, são demonstrativos que orientam o processo decisório ou refletem os planos da empresa. As demonstrações podem apenas apresentar dados históricos como também traduzir efeitos de novas decisões por meio de dados projetados para o futuro e aqueles que comparam as projeções com o que foi efetivamente realizado (BRAGA, 1992, p.37).
No geral os dados das demonstrações contábeis correspondem a valores monetários, mas também existem demonstrativos que incluem as quantidades físicas associadas a esses valores. Nesse sentido pode-se dizer que a contabilidade é o grande banco de dados histórico da empresa. O registro sistemático desses dados permite à administração conhecer, por meio do saldo das contas, a posição patrimonial e os resultados alcançados em cada período (BRAGA, 1992, p.38).
Este trabalho tem como objetivo analisar o entendimento dos associados do Sicredi Centro Sul MS sobre as demonstrações contábeis disponibilizadas no informativo anual. O estudo justifica-se, uma vez que ao realizar a pesquisa estar-se-á entendendo a compreensão dos associados e com isso oferecendo a gerência oportunidade identificar a melhor estratégia para que os associados possam compreender as demonstrações contábeis da cooperativa de crédito Sicredi.
- REVISÃO DE LITERATURA
Define-se como revisão de literatura o levantamento de dados publicados sobre determinado tema pesquisado, abrangendo artigos com resultados de pesquisas, pontos de vistas e teorias de autores publicado em livros e manual técnico ou científico (SANTOS, 2012).
- Contabilidade
Os conhecimentos contábeis surgiram da necessidade prática da administração do patrimônio, que na antiguidade era o proprietário do negócio, foi com a preocupação em criar um instrumento que lhe desse uma posição real do próprio patrimônio. Foi assim que a contabilidade surgiu com o propósito de permitir que o gestor tivesse conhecimento e controle das informações evolutivas do patrimônio (FRANCO, 1998).
De acordo com Sá (1999) a criação da contabilidade ocorreu devido às dúvidas e necessidades dos próprios usuários que precisavam compreender com maior eficácia o andamento financeiro do negócio. A partir de sua criação a contabilidade foi sendo adequada de acordo com o ambiente ao qual iria operar, dependendo da cultura do país e do sistema econômico a contabilidade passou a ser apresentada de uma forma.
De acordo com Gouveia (1999) a história da contabilidade e do processo contábil tem sua origem nos primórdios quando ela era desenvolvida, ainda, de forma empírica, com conhecimentos superficiais e baseada em experiências e práticas do cotidiano. Foi durante a Idade Média que Leonardo Fibonacci criou os primeiros registros sistematizados da contabilidade. Com a chegada da modernidade começou a evolução do sistema contábil. Assim a contabilidade passou a ser sistematizada de forma científica, transformando-se em uma ciência.
2.1.1 Conceito
Segundo Sá (1999) a contabilidade é uma ciência que tem como objetivo o controle do patrimônio, com o propósito de representar graficamente as variações e determinar normas para a interpretação, análise e auditoria, servindo como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com a organização.
Franco (1998) define contabilidade como a ciência que apresenta um estudo sobre a prática o controle dos fatos ocorridos dentro da empresa. Já Amorim (2006) explica que a contabilidade tem função de registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.
...